Categorias

Alta turbidez da água bruta interrompe temporariamente captação de água na ETA 2

Chuvas aumentam a turbidez do Rio Corumbataí.

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro informa que, em razão das fortes chuvas ocorridas na noite de domingo (3), houve um grande aumento da turbidez no manancial de captação de água bruta do Rio Corumbataí.

Com isso, a autarquia precisou paralisar temporariamente na manhã de segunda-feira (4) a captação de água bruta do sistema de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, localizada na estrada municipal que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi.

Publicidade

“A paralisação temporária na captação, tratamento e distribuição foi necessária para manter a qualidade da água dentro dos parâmetros exigidos pela legislação”, explica o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti, alertando a população quanto ao consumo racional da água. “Pedimos que os consumidores redobrem a atenção ao uso consciente da água nesse período”.

A paralisação pode resultar em baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos Distritos de Assistência e de Ajapi e nos bairros Mãe Preta, Grande Cervezão, Santana, Alto do Santana, Parque das Nações 1 e 2, Distrito Industrial, Vila Industrial, Arco-íris, Alan Grey, Vila Verde, Vila Nova, Vila Martins, Vila Olinda, Floridiana, Jardim América, Progresso 1 e 2, Guanabara, Palmeiras, Jardim das Flores, Bonsucesso, Village, Panorama, Maria Cristina, Cidade Azul, Jardim Azul, Boa Vista, Paulista 2, Centenário, Nova Rio Claro, Bandeirantes, Primavera, Jardim Portugal, Jardim Brasília, Jardim Karan, Figueira, Ipê, São Paulo, Jardim São João, Wenzel, Novo Wenzel, São Miguel, Santa Maria, Santa Elisa, Terra Nova, Recanto Paraíso, São Caetano, Parque Universitário, Parque São Jorge, Parque Residencial, Ipanema, Chácara Rupiara, Matheus Manieiro, BNH, Bom Retiro, Condomínio Residencial São Paulo Home, Residencial Florença, Residencial Regina Picelli, Águas Claras, Paineiras, Santa Clara 1 e 2 e Benjamin de Castro.

O Daae está monitorando a água do Rio Corumbataí a cada 15 minutos para verificar a turbidez, que está diminuindo em razão da capacidade de autodepuração (recuperação) do corpo d’água do rio. A previsão é de que os trabalhos de captação, tratamento e abastecimento de água na ETA 2 sejam retomados ainda nessa segunda-feira (4).

O Daae reforça a orientação para que os moradores tenham reservatório de água em seus imóveis. As populares “caixas d’água” são importantes para reduzir transtornos em caso de interrupção no fornecimento, com volume suficiente para 24 horas de consumo racional, eliminando os transtornos aos usuários em casos como esse. Além disso, a instalação de reservatórios nas residências é obrigatória, conforme estabelece o Código Sanitário Estadual.

A autarquia ressalta ainda que, na retomada da captação total, pode haver situações pontuais de turbidez na água em alguns bairros e orienta a população a relatar eventuais casos ou solicitar descarga de cavalete e teste da qualidade da água em seu imóvel por meio de agendamento, que deve ser feito pelo telefone 0800-505-5200, ou presencialmente na Avenida 8-A, 360, bairro Cidade Nova, de segunda à sexta-feira, das 9 às 15 horas.

Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento do Daae, no telefone 0800-505-5200.


Comentários: