Categorias

Rede municipal inicia ano letivo com período de adaptação para as crianças

Alunos terão horário reduzido nos primeiros dias de aula.

A rede municipal de ensino de Rio Claro inicia o ano letivo de 2019 nesta quarta-feira, dia 6 de fevereiro, após período de férias. Nessa data, cerca de 20 mil alunos retornam às aulas nas 63 unidades de ensino do município, incluindo creches, escolas e projetos. Professores e funcionários das escolas municipais iniciaram atividades na sexta-feira (1°) com a aula inaugural que discutiu os projetos realizados no ano passado, além de planos e metas para este ano.

As escolas terão tempo de adaptação para os novos alunos e também para quem vai retomar as atividades escolares. “Os pais e responsáveis devem ficar atentos para que o retorno às aulas seja um momento tranqüilo de rever amigos e retomar os estudos”, observa o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.

Publicidade

Os alunos do ensino fundamental terão horário reduzido na quarta-feira (6). As escolas vão funcionar das 7 às 9 horas no período da manhã e das 13 às 15 horas no período da tarde. A partir de quinta-feira (7), o funcionamento será em horário normal. O mesmo vale para as crianças atendidas pelos projetos. Nas escolas “Rubens Foot Guimarães” (Agrícola) e Dennizard França Machado, o horário de adaptação na quarta-feira será das 7h30 às 9h30.

Na educação infantil (creche e pré-escola) haverá três dias de adaptação, com duas horas de aula em cada um. Na quarta e quinta-feira as crianças atendidas em período integral terão aulas das 7 às 9 horas ou das 7h30 às 9h30. Nesses dois dias os alunos deverão estar acompanhados dos pais ou responsável. Na sexta-feira (8), o horário será o mesmo, mas sem a presença de acompanhantes. A partir de segunda-feira (11) o horário será normal. “É importante restabelecer a rotina para que a criança comece o ano adaptada e sinta-se segura e confortável na escola”, comenta Osmar Garcia, diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação.

As crianças atendidas pelo Projeto Recriando também terão período de adaptação. Na quarta e na quinta-feira, o atendimento será das 7h30 às 9h30 e das 13 às 15 horas, com a presença dos responsáveis. Na sexta-feira (8), as aulas ocorrerão das 7h30 às 9h30 e das 13 às 15 horas, sem acompanhamento dos responsáveis. No Programa de Educação Integral, horário especial na quarta-feira (6), das 7 às 9 horas e das 13 às 15 horas, e normal a partir de quinta-feira (7).

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornam às aulas na terça-feira (5), das 19 às 21 horas. A partir de quarta-feira (6) o horário será normal, com exceção das salas descentralizadas da Escola Municipal Marcelo Schmidt onde as aulas começarão na quarta-feira, das 7 às 9 horas, voltando ao horário normal a partir de quinta-feira (7).


Comentários: