Categorias

A partir de amanhã grávidas e crianças até cinco anos recebem vacina contra gripe

Primeira etapa da campanha nacional começa nesta quarta-feira e vai até dia 17.

A partir desta quarta-feira (10), crianças até cinco anos e mulheres grávidas ou que deram à luz recentemente devem ser vacinadas contra a gripe em uma das unidades de saúde do município. São pessoas dos primeiros grupos prioritários a serem atendidos na campanha nacional de vacinação contra a gripe.

Além de serem imunizadas contra a gripe, estas pessoas também podem aproveitar para fazer a atualização da caderneta de vacinação, que deve ser apresentada no posto de saúde. “Manter a vacinação em dia é fundamental para que as pessoas possam ficar imunizadas contra doenças”, observa Paula Kannebley, diretora de Vigilância em Saúde.

Publicidade

Conforme meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, no mínimo 42 mil pessoas devem ser imunizadas contra a gripe em Rio Claro. Para atender a população, a vacinação será realizada em todas as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família do município. “São 20 salas de vacina, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30”, informa Dinorá Silmara dos Santos, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Rio Claro.  A lista com endereços e telefones das unidades de saúde de Rio Claro está no site http://www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.

A primeira fase da vacinação vai até dia 17 de abril. A partir de 22 de abril, além das gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas e crianças de até cinco anos, a vacina contra a gripe será aplicada em pessoas pertencentes aos demais grupos prioritários, que são os trabalhadores da saúde (pública e privada), indígenas, professores, idosos com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas sócio-educativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.


Comentários: