Categorias

Rio Claro tem 92 casos registrados de dengue

Além das vistorias durante a semana, agentes têm realizado mutirões aos sábados no combate à dengue.

Boletim da Vigilância Epidemiológica (VE) de Rio Claro, divulgado na quarta-feira (17), aponta 92 casos de dengue registrados pela Secretaria Municipal de Saúde desde o início do ano. São 20 novos casos em relação ao levantamento da semana passada. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os números reforçam a necessidade de a população redobrar os cuidados em relação aos criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. “Todo material que possa acumular água parada deve ser eliminado”, frisa o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Diego Reis, acrescentando que, além das vistorias casa a casa durante a semana, os agentes de saúde têm feito mutirões aos sábados. Até agora, neste ano, os mutirões já retiraram quase 16 toneladas de materiais que podem ser criadouros do mosquito.

O Aedes também transmite o zika vírus, chikungunya e febre amarela. De acordo com novo boletim da VE, não há casos registrados dessas três doenças em Rio Claro neste ano.

Publicidade

Entre os potenciais criadouros do mosquito transmissor que mais contribuem para o agravamento da situação da dengue estão os materiais descartados de forma irregular. Lixo, sujeira e entulho jogados no quintal e terrenos aumentam o risco de proliferação do Aedes. Por isso a prefeitura reforça o alerta para que a comunidade utilize os serviços disponibilizados pelo município para o descarte correto de lixo e materiais inservíveis.

A cidade conta com coleta de lixo domiciliar realizada três vezes por semana em cada bairro, seis ecopontos que abrem de segunda a sexta-feira até as 20 horas, aos sábados até as 17 horas e aos domingos até o meio dia, operação cata bagulho, com caminhão que passa uma vez por mês recolhendo móveis e objetos velhos porta a porta e coleta seletiva de lixo que, assim como o cata bagulho, tem calendário disponível no site da prefeitura – www.rioclaro.sp.gov.br.


Comentários: