Categorias

Combate à dengue precisa de apoio da população

Município faz trabalho permanente e alerta que envolvimento da comunidade é primordial.

A dengue é motivo de alerta permanente em Rio Claro e para combater o mosquito transmissor e evitar a proliferação da doença, a prefeitura envolve todas as suas secretarias em trabalho constante de prevenção. Na sexta-feira (26) a Secretaria Municipal de Saúde organizou reunião com representantes de seus diversos setores e também de outras secretarias. “O trabalho preventivo é contínuo e é preciso que cada um faça o seu papel para que as ações alcancem os resultados esperados”, observa Maria Clélia Bauer, secretária de Saúde.

O Aedes aegypti precisa de água parada para se reproduzir e isso torna os materiais descartados de maneira incorreta potenciais criadouros. “Evitar o acúmulo de água parada, por menor que seja a quantidade, é essencial para minimizar a propagação da dengue, e para isso precisamos da colaboração de toda a população”, acrescenta a secretária, que também alerta a comunidade sobre onde procurar atendimento em caso de suspeita de dengue. “Inicialmente devem ir à unidade de saúde mais próxima. Se o médico referendar, então a pessoa irá para outro setor. A porta inicial não é da UPA, ali são atendidas as urgências e emergências”, explica Maria Clélia.

Publicidade

Além das vistorias casa a casa durante a semana, os agentes de saúde fazem mutirões aos sábados. Nos mutirões foram recolhidas 16 toneladas de entulho, pneus velhos, restos de construção, móveis e outros itens que servem de criadouros ao mosquito. Imóveis especiais, como escolas, e pontos estratégicos, como borracharias, também são vistoriados.

Diferentes ações são adotadas no combate ao mosquito da dengue e, dentro de sua área de atuação, as secretarias realizam o trabalho.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção realiza ininterruptamente ações de limpeza nos bairros. Desde janeiro, 1.477 toneladas de material foram retiradas de terrenos, vias públicas e logradouros em várias regiões da cidade. “O lixo descartado incorretamente gera vários inconvenientes para o município, entre eles o risco da dengue”, o reforça o secretário municipal de Agricultura, Emílio Cerri.

Também é fundamental que os proprietários mantenham os terrenos baldios em ordem. Caso contrário, a prefeitura limpa e manda a conta ao dono faltoso, mas essa não é a situação ideal. Ao fazerem sua parte, os proprietários economizam e a prefeitura concentra ações nas áreas públicas, dando maior rapidez à manutenção da cidade e reduzindo o risco de problemas como a dengue.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente é outro setor que tem importante papel nos serviços que a prefeitura oferece para que a cidade fique limpa e haja menos chance do mosquito da dengue se reproduzir. A pasta gerencia seis ecopontos (que abrem todos os dias da semana), a coleta de lixo domiciliar em todos os bairros três vezes semana, o serviço de cata bagulho mensal nos bairros, com recolhimento porta a porta de móveis velhos e materiais inservíveis, e a coleta seletiva de lixo. Informações e calendários desses serviços estão no site da prefeitura,www.rioclaro.sp.gov.br.


Comentários: