Categorias

População deve tomar vacina contra gripe

Atendimento é feito nas unidades de saúde para todas as pessoas dos grupos prioritários.

“A vacina é muito importante na prevenção à gripe, as pessoas dos grupos prioritários têm que se informar e ir até uma unidade de saúde”. O alerta é emitido por Maria Clélia Bauer, secretária de Saúde de Rio Claro.

A vacina está sendo aplicada em crianças até cinco anos, gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores de saúde, professores, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; policiais e bombeiros que estão na ativa; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.

Publicidade

O segundo balanço da campanha de vacinação contra a gripe foi divulgado na sexta-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo foram aplicadas no município 7.264 doses da vacina, o que representa 17% das pessoas para quem a vacina é indicada. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% das pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Até 31 de maio, quando termina a campanha, deverão ser aplicadas 42.113 doses.

A maior cobertura vacinal é das mulheres que deram à luz recentemente (puérperas), mais de 32% dessas mulheres foram vacinadas. Também receberam a vacina 2.032 crianças até cinco anos, 3.851 idosos até 60 anos, 486 gestantes e 686 trabalhadores de saúde, respectivamente 16%, 15%, 11% e 11% das populações destes grupos. O grupo com menor procura, até o momento, pela vacina, é de professores. Apenas 113 foram vacinados, o que representa 5,62%.

Para receber a dose da vacina, as pessoas incluídas nos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde devem procurar uma unidade básica de saúde (UBS) ou unidade de saúde família (USF), de segunda a sexta-feira. A lista com endereços e telefones das unidades de saúde de Rio Claro está no site www.saude-rioclaro.org.br.

Ao comparecerem para tomar a vacina, as pessoas também poderão fazer a atualização da caderneta de vacinação recebendo as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.


Comentários: