Categorias

Prefeitura faz plantio de ipês amarelos no Cidade Jardim

População pode solicitar no Atende Fácil plantio gratuito de árvores.

A prefeitura de Rio Claro realizou na tarde desta sexta-feira (3) o plantio de cinco ipês amarelos na Rua 5, entre as avenidas 23 e 25, no bairro Cidade Jardim. As mudas foram plantadas em local de onde foram removidas duas árvores que estavam comprometidas e ofereciam risco de queda.

“Estamos trabalhando para ampliar a arborização na cidade e já plantamos aproximadamente 17 mil mudas desde 2017”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. Somente no primeiro quadrimestre deste ano foram plantadas cerca de 600 mudas em frente a residências, além de plantios de reflorestamentos e em áreas públicas. “A muda sempre é escolhida de acordo com o local onde será plantada”, explica Emilio Cerri, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção.

Publicidade

A secretaria reforça que a remoção das árvores é uma medida preventiva para evitar acidentes, e é feita com embasamento técnico. “A retirada de árvores só é realizada com autorização da Secretaria do Meio Ambiente”, explica Cerri.

Os pedidos para remoção de árvores são analisados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e podem ser deferidos ou indeferidos com base em critérios técnicos e nas normas do código de arborização do município. “Podas e cortes de árvores na cidade só podem ser feitos mediante autorização do diretor de Manejo Florestal que avalia cada solicitação”, informa o secretário municipal do Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva.

A população pode solicitar o plantio de árvores em frente às suas casas. O plantio é feito pela prefeitura que fornece as mudas e orientações sobre os cuidados com a espécie. Os pedidos devem ser feitos no Atende Fácil (Avenida 2 entre as ruas 2 e 3, Centro), de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas.


Comentários: