Categorias

Professores participaram de curso sobre deficiência visual


Atividades tiveram início no sábado com a participação de profissionais de educação.

Rio Claro iniciou no sábado (27) o curso “Deficiência visual, um novo olhar”. O objetivo é oferecer aos participantes, na maioria professores, conhecimento básico da deficiência visual, abrangendo vivência, direitos, história e lutas pela inclusão, método de leitura e escrita braille e o  contexto da vida em sociedade da pessoa com deficiência visual.

Com duração de três meses, o curso foi organizado pela ONG Mais Forte que a Deficiência em parceria com a Secretaria da Cultura, por intermédio da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vinculada à Diretoria de Políticas Especiais.

Publicidade

“É muito importante que o município traga esta temática para discussão, já que é preciso entender as necessidades e limitações de cada pessoa com deficiência e também trabalhar suas potencialidades, atuando de maneira mais qualificada”, observa Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, acrescentando que este é um projeto piloto que pode ser expandido.

“Esse curso quer trazer ao profissional de ensino um novo olhar, com informações e conhecimento básico da vivência do deficiente visual, além de despertar nele o desejo da busca pelos direitos e inclusão da pessoa com deficiência”, observa Rita Silva Leite, presidente da ONG Mais Forte que a Deficiência.

A pedagoga Sabrina Pereira, uma das coordenadoras do curso e membro da ONG, salienta que o projeto deverá ter novos módulos, uma vez que se constatou a necessidade de se ampliar a discussão da temática abordada no curso.


Comentários:


Outras notícias