Categorias

Veja o aplicativo da Dersa para as travessias litorâneas

Ferramenta permite acesso em tempo real a diversas informações sobre as embarcações e as oito travessias operadas pelo órgão

Quem costuma ou pretende utilizar as travessias litorâneas em São Paulo conta com mais um serviço para facilitar a logística. Basta baixar o aplicativo Travessias, da Dersa, para ter acesso a diversas informações, em tempo real, das travessias.

A ferramenta permite que o usuário programe antecipadamente a viagem e possa optar, eventualmente, por rotas alternativas, caso não queira utilizar as balsas. Para ter acesso, é só baixar o app no smartphone por meio do Google Play, para quem dispõe do sistema Android; e pela App Store, para o sistema iOS, na plataforma da marca Apple.

Publicidade

São fornecidas informações sobre tempo de embarque, condições climáticas, quantidade de embarcações em operação, valores das tarifas e pesos permitidos para cada veículo, alertas sobre passagem de navios e outros fatores que interfiram na travessia. Os usuários também poderão visualizar as câmeras de monitoramento de cada sistema.

Pesquisa

O aplicativo Travessias surgiu após uma recente pesquisa encomendada pela Dersa, que apontou que 59% dos usuários do serviço buscam informações por meio do site da empresa. Desses, 87% utilizam aparelhos celulares para acessar o conteúdo, o que mostrou a clara necessidade de um app com layout e operacionalidade próprios para este meio.

Sobre as travessias litorâneas

São 8 travessias: Santos/Guarujá, Bertioga/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela, Iguape/Jureia, Cananeia/Ilha Comprida, Cananeia/Continente, Santos/Vicente de Carvalho e Cananeia/Ariri. Com uma frota atual de 34 embarcações, entre lanchas e balsas, sua capacidade operacional chega aos 2.400 veículos por hora em cada sentido. O sistema tem um volume diário de 22 mil pedestres, 22 mil veículos, 11 mil ciclistas e 9 mil motos.

As viagens por ferryboats são gratuitas para ciclistas e o serviço de lanchas oferece isenção de tarifa para maiores de 65 anos e menores de 5 anos. Os estudantes pagam metade da tarifa, assim como os moradores da região da Travessia Cananeia/Ariri. Idosos e pessoas com necessidades especiais têm embarque prioritário em todas as embarcações.

Portal do Governo


Comentários: