Categorias

Saiba sobre a rede paulista especializada em doadores raros

Se um receptor com sangue raro recebe sangue não raro pode desenvolver anticorpos que passam a destruir o sangue transfundido

Você sabia que os tipos sanguíneos não são apenas aqueles mais conhecidos, como A, B, AB e O e o fator RH positivo ou negativo? Ao todo, são 34 sistemas sanguíneos, porém menos de 1% da população possui características únicas de outros sistemas de sangue.

Quando um caso como esse acontece, é necessário encontrar um doador de fenotipagem compatível. Por causa disso, a Fundação Pró-Sangue dispõe de uma Rede de Doadores com Fenótipos Raros, denominada “Redofera”, que ajuda nesse atendimento.

Publicidade

Se um receptor com sangue raro recebe sangue não raro pode desenvolver anticorpos que passam a destruir o sangue transfundido. Isso pode provocar danos renais e até mesmo agravar o quadro clínico do paciente.

Sobre os doadores

Os doadores dessa rede devem seguir o mesmo critério que os doadores comuns e é preciso que estejam aptos. Isso significa que o candidato não pode estar no “intervalo de inaptidão temporária”, que vale para homens por dois meses, e mulheres por três meses.

O ideal é que esse tipo de doador esteja sempre de prontidão para fazer sua doação quando surgir um receptor raro, compatível com o seu sangue. Ou seja, eles não podem doar a qualquer momento como as outras pessoas.

É importante que esses doadores saibam que são portadores de um fenótipo raro. Essa informação é fundamental caso passem por uma cirurgia que necessite de transfusão.

Por isso, a Pró-Sangue disponibiliza o cartão “Redofera”, que traz no verso sua respectiva fenotipagem. A ideia é que estas pessoas estejam sempre de posse desse documento, deixando sempre na carteira ou na bolsa.

Para mais informações, basta acessar o site e seguir as indicações dos especialistas da fundação.

Portal do Governo


Comentários: