Categorias

Evento fala do uso de cão-guia e importância da inclusão da pessoa com deficiência

Atividades foram realizadas pela prefeitura e Instituto Magnus na sexta-feira (14).

Rio Claro realizou na sexta-feira (14) atividade com o Instituto Magnus, da cidade de Salto de Pirapora, em que foi abordada a experiência do trabalho com cão-guia. O evento esteve inserido no curso Deficiência Visual Um Novo Olhar, realizado pela prefeitura de Rio Claro em parceria com a ONG Mais Forte que a Deficiência.

“Foi um evento bastante produtivo, com importantes abordagens no que se refere à qualidade de vida que as pessoas com deficiência podem ganhar e levando mais conhecimento sobre o trabalho do cão-guia”, observou Paulo Meyer, assessor dos direitos da pessoa com deficiência, acrescentando que o conhecimento é fundamental na promoção da inclusão.

Publicidade

Coordenadora institucional do Instituto Magnus, Janaína Teixeira falou sobre a estrutura do instituto e a doação de cães-guias para deficiente visuais. Gabrielle Mazetti, aprendiz de instrutora, relatou como é feito o treinamento, e as informações foram complementadas por Murilo Delgado, assistente administrativo do Instituto e usuário de cão-guia. Com a presença da cadela Barusca, Murilo relatou sobre sua vivência como usuário de cão-guia.

O evento também teve participação de Luan Henrique Oliveira, aluno da escola Bayeux, que expôs protótipo de um sensor (pulseira) de ajuda para locomoção de deficientes visuais. A abertura do evento teve os hinos Nacional e de Rio Claro interpretados por alunos da Aderc (Associação dos Deficientes de Rio Claro), sob coordenação do maestro Claudionor Fonseca.

Também participaram da atividade alunos da Escola Municipal Antonio Sebastião da Silva; Néia Magalhães, assessora dos Direitos do Idoso; Leonardo Andrade, da Secretaria do Meio Ambiente; Adriane Paoli, da Secretaria de Esporte; Adriana Bueno, da Secretaria de Educação; e Sabrina Pereira, da Ong Mais Forte que a Deficiência, uma das coordenadoras do curso Deficiência Visual um Novo Olhar.


Comentários: