Categorias

Implantação de abatedouro de galinhas caipiras é discutida em reunião

Abatedouro é visto como importante incentivo ao setor econômico do município.

Rio Claro está retomando as tratativas para a instalação de abatedouro de galinhas caipiras no município. O assunto foi discutido em reunião realizada na quinta-feira (4) no paço municipal entre o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, o presidente da Câmara Municipal, André Godoy, e representantes da Aval (Associação Brasileira da Avicultura Alternativa) e da Korin Agricultura Natural.

“O poder público deve ser um facilitador para que as coisas possam acontecer, e o município fará o que estiver ao seu alcance para que Rio Claro possa contar com o abatedouro, que é um ganho importante para a cidade”, observou o prefeito Juninho, acrescentando que a qualidade do alimento que as pessoas consomem é fator determinante para a saúde. 

Publicidade

A partir da reunião, cronograma de ações será definido para que os envolvidos encaminhem a viabilização do projeto. “Agora caberá a cada um fazer a sua parte para que o projeto caminhe, inclusive buscando parcerias que podem auxiliar na sua implantação”, frisa o secretário de Agricultura Emílio Cerri. 

A implantação do abatedouro de galinhas caipiras segue uma tendência de mercado, em que as pessoas cada vez mais buscam por alimentos naturais. “São produtos com qualidade diferenciada, que ajudam a dinamizar a economia local”, resume Luiz Carlos Demattê, diretor da Korin, acrescentando que o município está um passo à frente por contar com o SIM (Sistema de Inspeção Municipal) e o Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

A diretora técnico-científica da Aval, Miwa Yamamoto Miragliotta, colocou a associação à disposição, oferecendo embasamento técnico para que o projeto seja levado adiante. 

“É um projeto muito relevante que inclusive vai ao encontro de políticas que vêm sendo adotadas pelo governo estadual”, comentou André Godoy, sugerindo que parcerias com outras esferas de governo podem ser importantes para a implementação do projeto. 

“O grande diferencial da galinha caipira é que ela tem alimentação de melhor qualidade para a saúde e é criada solta”, explica Felipe Tauk, diretor do SIM.

Também participaram da reunião Fabiane Furlan, secretária executiva da Aval; Takashi Kikuchi, diretor de fomento; Vilmar Vidor, segundo secretário; e o diretor da secretaria da Agricultura Sérgio Litholdo. 


Comentários: