Categorias

Prefeitura de Rio Claro agenda biometria eleitoral para idosos

Núcleo de Orientação ao Idoso atende no piso térreo do paço municipal, Centro.

O Núcleo de Orientação ao Idoso de Rio Claro está realizando agendamentos para pessoas acima de 60 anos fazerem a biometria eleitoral. Localizado no piso térreo do paço municipal, ao lado da entrada pela Avenida 3, o serviço atende de segunda a sexta-feira das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas. No local, as pessoas nessa faixa etária podem marcar dia e horário para comparecerem ao cartório eleitoral no qual são registradas e cadastrarem sua biometria. “O assunto é muito importante e por isso a prefeitura se colocou à disposição para facilitar o contato entre a Justiça Eleitoral e os idosos”, explica Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade, ao qual o Núcleo de Orientação ao Idoso é vinculado. Rio Claro é um dos municípios nos quais a biometria é obrigatória para as eleições do ano que vem.

De acordo com a assessora municipal de Políticas Públicas para os Idosos, Néia Magalhães, é fundamental que, assim como os demais eleitores, as pessoas acima de 60 anos também não deixem a biometria para a última hora. “Fomos informados pelos cartórios eleitorais que ainda faltam muitos idosos para cadastrarem a biometria, o que pode gerar correria e o desconforto das filas longas para quem demorar muito para se recadastrar”, observa. De acordo com a Justiça Eleitoral, o cadastramento de biometrias em Rio Claro será encerrado em dezembro. 

Publicidade

“Esse apoio da prefeitura é importante porque muitos idosos têm dificuldade para entender os procedimentos, e o agendamento facilita o atendimento”, explica o chefe de cartório da 110ª Zona Eleitoral de Rio Claro, Guilherme de Oliveira do Valle Taufic. “Embora os idosos tenham prioridade no atendimento nos cartórios eleitorais, o agendamento garante ainda maior agilidade”, acrescenta.

Em sua página na internet, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) explica que “a biometria é o procedimento de coleta das impressões digitais com atualização dos dados cadastrais”, para reforçar a segurança da identificação do eleitor na hora do voto.

O cadastramento das biometrias em 
Rio Claro está sendo realizado no cartório eleitoral da 110ª Zona Eleitoral, Rua 8, 819, Avenidas 5 e 7 (telefone 3524-8283), e no cartório eleitoral da 288ª Zona Eleitoral, Avenida 13, 634, Ruas 5 e 6 (3524-9091).


Comentários: