Categorias

Projeto de lei em Rio Claro estimula a doação de sangue

A crônica falta de sangue nos bancos espalhados em todo o país tem criado riscos severos de perdas de vidas, e ao longo dos anos as diversas medidas e campanhas para estimular a doação não têm conduzido a resultados relevantes. No Banco de Sangue de Rio Claro esse quadro não é diferente.

Para alterar esta cena, o vereador Val Demarchi (DEM) apresentou Projeto de Lei que pretende isentar as taxas de concursos públicos no município de Rio Claro aos doadores de sangue.

“Essa medida terá impacto financeiro mínimo ao cofres públicos, mas por outro lado, poderá resultar em um importante incremento no volume de captação de sangue e derivados e, até mesmo, na conscientização geral da importância dessa providência”, enfatizou Val ao defender seu projeto.

Publicidade

Os números no Brasil

Hoje, 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue, no país. O percentual corresponde a 1,6% da população brasileira. Do total de doadores de sangue em 2017, 62% são do sexo masculino e 38% são do sexo feminino. Nos últimos anos, as taxas de doação de sangue apresentam-se estáveis, no Brasil.

O Ministério da Saúde avalia que essa estabilidade indica um processo de conscientização da população, mas, reforça que é necessário promover e fortalecer as ações que estimulam a doação voluntária para manutenção e aumento dos estoques de sangue.


Comentários: