Categorias

Mais de 4,3 mil pessoas visitaram Caminhão Conhecendo os ODS em Rio Claro

Rio Claro foi a terceira cidade a receber o projeto, que reuniu mais de 30 atividades na Praça Central durante o dia inteiro.

Com grande participação do público, foi concluída em Rio Claro a terceira etapa do projeto Caminhão Conhecendo os ODS. De forma itinerante, o projeto desenvolve ações para que a população possa conhecer e experenciar o que são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com 193 países. Na cidade paulista, 4.371 pessoas prestigiaram o evento, que ocorreu neste sábado (10) na Praça Central. 

Realizado pela NTICS Projetos, com patrocínio da Whirlpool Corporation, a cidade paulista foi a terceira a receber a iniciativa inédita no país, que também passou por Joinville-SC (6 de julho) e Manaus-AM (27 de julho). Durante todo dia, a população participou de atividades relacionadas à saúde, educação, emprego, empreendedorismo, além de acesso a muita informação sobre preservação ambiental. 

Publicidade

As atividades foram organizadas por diversas instituições e voluntários, que levaram para a Praça Central exemplos do que é praticado na cidade em relação aos 17 ODS. Um desses exemplos foi o trabalho feito pelo Centro Público de Economia Solidária, que assessora artesãs de Rio Claro. O trabalho desenvolvido por elas foi exposto em um desfile de peças feitas com material sustentável. 

As artesãs assessoradas pela instituição também foram responsáveis pela confecção das bandeiras dos ODS, expostas no evento. As bandeiras foram confeccionadas com 2,9 mil retalhos, que receberam mensagens de estudantes de 36 escolas das redes pública e privada da cidade. Nas mensagens, eles responderam o que querem para Rio Claro até o ano de 2030.

Outras atividades prestigiadas pelo público foram as aulas de culinária sustentável do Consulado da Mulher, relacionadas ao ODS 12 (C0nsumo e Produção Responsáveis), em que o público pôde aprender receitas aproveitando de forma integral todos os ingredientes. Na barraca sobre o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), foram repassadas informações sobre prevenção de doenças, como a Hepatite C. No local, foram realizados 98 testes para detecção da doença. O projeto contou ainda com atrações culturais e área especial para crianças.

Para a organização do evento, o engajamento dos parceiros e a participação do público surpreendeu. Uma mostra do que seria o sábado na Praça Central foi a presença de diversos parceiros no Talks Conhecendo os ODS, realizado na sexta-feira (09), no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM). Formado por apresentações sobre a implantação dos ODS pelas empresas, pelo terceiro setor e pelo poder público, o evento contou com a presença do prefeito da cidade, João Teixeira Júnior. 

“O evento na cidade superou todas as nossas expectativas. Somos muito gratos a todos em Rio Claro que colaboraram com o evento, nos ajudaram a levar essa mensagem do desenvolvimento sustentável, um caminho seguro para garantirmos qualidade de vida não só para esta, mas também para as próximas gerações”, disse o gerente geral da NTICS Projetos, Abílio Martins.


Comentários: