Categorias

Servidores municipais fazem treinamento sobre situações de risco

São 150 servidores realizando curso para gestão de risco no ambiente de trabalho.

A prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, deu início nesta semana a novo ciclo de treinamento para servidores da administração pública, focado na percepção de risco e em ações emergenciais. A organização é do departamento municipal de Defesa Civil.

“Estamos difundindo conhecimentos relacionados à gestão de riscos no ambiente de trabalho e a ações de rotinas ou emergenciais que precisam ser desencadeadas em caso de eventuais problemas estruturais das edificações, de emergências médicas ou de incêndios”, explica o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo. “São situações que muitas vezes precisam de ações iniciais de resposta imediata até a chegada de equipes especializadas”, acrescenta.

Publicidade

O curso está sendo oferecido para 150 servidores distribuídos em cinco turmas. As atividades seguem até o mês que vem, com aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Samu.

“Nossa foco em ações preventivas passam por manter um corpo de servidores públicos preparados para situações de risco, o que é essencial em uma estrutura que envolve centenas de profissionais”, observa o secretário municipal de Segurança, Marco Antonio Bellagamba.

A programação desta etapa do curso inclui atividades em escolas municipais, nas quais serão executados treinamentos para abandono de área e exercícios simulados progressivos, com o objetivo de produzir uma consciência de prevenção.

“Todos esses esforços têm o principal objetivo de preservar vidas, e reafirmam nossa atenção com os servidores municipais, que são parte essencial da nossa administração”, salienta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.


Comentários: