Categorias

Prefeitura oferece curso gratuito a bolsistas do programa Nova Vida

Programa capacita e emprega pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Bolsistas do programa Nova Vida iniciaram neste mês o curso “Desenvolvendo Pessoas e Superando Vulnerabilidades”, oferecido pela prefeitura através da Secretaria do Desenvolvimento Social. Serão realizados cinco encontros semanais de três horas cada até o dia 10 de setembro. Eles vão abordar temas diferentes em cada aula: “Quem sou eu? Minhas habilidades e minhas competências”, “Desenvolvimento do currículo”, “Entrevista”, “Testes aplicados pelos empregadores” e “Técnicas da procura de emprego”. 

“O curso tem como objetivo orientar os bolsistas e oferecer subsídios para que eles consigam obter um emprego compatível com suas habilidades e competências”, explica a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi.

Publicidade

No curso, os bolsistas aprendem a se observar e observar os outros; a se conhecer melhor por meio da própria percepção e da percepção dos outros; a reconhecer suas habilidades, seus interesses e valores; a compartilhar as recentes experiências de procura de emprego; a elaborar seus currículos e preparar-se para entrevistas; a lidar com as respostas negativas dos empregadores e utilizar técnicas para conhecer o mercado de trabalho.

O curso é gratuito e está sendo realizado na sede da Secretaria do Desenvolvimento Social no Núcleo Administrativo Municipal (NAM), com turmas de dez pessoas. As aulas são ministradas por Tânia Scheicher, gerente do programa Nova Vida, criado em agosto de 2017 pela prefeitura para oferecer capacitação profissional e oportunidade de inserção ou reinserção no mercado de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade social, desempregados e moradores em situação de rua.


Comentários: