Categorias

Programa em Rio Claro oferece oportunidade de empregos

Parceria entre prefeitura e governo estadual abre 25 vagas para qualificação profissional e emprego.

Parceria entre a prefeitura de Rio Claro e o governo estadual traz para o município o programa Frente de Trabalho. A ação dá oportunidade de emprego e qualificação profissional a pessoas desempregadas e em situação de vulnerabilidade social. “É mais uma iniciativa de nosso governo a favor daqueles que mais necessitam”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Novamente, a sintonia e trabalho conjunto entre nossa administração e o governo do estado trazem benefícios à população rio-clarense”, observa.

O “Frente de Trabalho”, formalmente intitulado “Programa Emergencial de Auxílio-desemprego”, está chegando a Rio Claro por intermédio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que em breve anunciará o período de inscrições. Haverá seleção. Serão 25 vagas para serviços nas áreas de limpeza pública e serviços gerais. Mensalmente será pago bolsa-auxílio de R$ 210,00 e crédito para compra de alimentos no valor de R$ 86,00. Os bolsistas também terão seguro contra acidentes pessoais no trabalho. A carga horária será seis horas por dia, com quatro dias por semana de prestação de serviços e um dia por semana para curso de qualificação profissional, totalizando 150 horas de capacitação.

Publicidade

Os beneficiados poderão participar por seis meses, prorrogáveis por mais três. “Aderindo a esse programa, Rio Claro abre mais uma frente de oportunidades para quem quer se recolocar no mercado de trabalho”, destaca o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Ricardo Gobbi.

O programa é voltado para pessoas a partir de 17 anos, desempregadas há pelo menos um ano e residentes há no mínimo dois anos em território paulista. “Alem da seleção, a prefeitura fará gerenciamento das atividades desenvolvidas pelos bolsistas”, esclarece a diretora do PAT de Rio Claro, Renata Murbach.

O “Frente de Trabalho” foi criado em 1999 pelo governo estadual e é realizado pela Coordenadoria de Empreendedorismo, Renda e Trabalho (Cert).

Desde o início da atual gestão municipal, a prefeitura de Rio Claro tem dado atenção às pessoas desempregadas e em situação de vulnerabilidade social. Cursos de qualificação em várias áreas vêm sendo oferecidos, vários em parceria com entidades e outras instâncias de governo. Além disso, a prefeitura lançou em 2017 o programa Nova Vida, organizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, que dá oportunidade de trabalho e emprego, junto com atividades de capacitação, para pessoas de baixa renda, inclusive aquelas em situação de rua.


Comentários: