Categorias

Prefeito recebe comissão da Guarda Municipal

Corporação e prefeitura discutem a reestruturação do estatuto da categoria.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, recebeu nesta sexta-feira (6) no paço municipal comissão da Guarda Civil Municipal (GCM) para discutir assuntos relativos à categoria. Um dos temas discutidos foi reestruturação do estatuto da guarda para melhorar o plano de carreira. Também foi debatida a possibilidade de criar serviço similar à atividade delegada para os guardas municipais, e a extensão do adicional de periculosidade para toda a corporação.

O prefeito Juninho da Padaria disse aos guardas que não basta apenas querer fazer, é necessário obedecer às exigências legais e respeitar a disponibilidade orçamentária. “Tem muitas coisas que queremos fazer, mas somos impedidos pelas questões financeiras e jurídicas. Não dá para agradar a todos, por isso a importância de pensar no coletivo, no bem de toda a corporação”, destacou Juninho, lembrando que muitas melhorias já foram feitas em benefício da Guarda Municipal. A corporação ganhou 21 novas viaturas, fardamento, equipamentos e munição, além de novos serviços como as patrulhas Maria da Penha e do Idoso. “Conseguimos grandes avanços e vamos continuar trabalhando em benefício dessa corporação que presta um serviço de excelência à comunidade”, acrescentou.

Publicidade

A necessidade de fortalecer a Guarda Municipal como corporação foi destacada pelo vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba. “Vocês têm que pensar numa instituição forte, pois somente assim vão conquistar benefícios e alicerçar direitos que serão perpetuados”, disse Bellagamba, observando que os “anseios individuais não podem prevalecer sobre os coletivos”.

Em nome da comissão, a GCM Roberta falou que aguarda posicionamento da prefeitura sobre proposta de reestruturação do estatuto apresentada pelo órgão. O secretário municipal dos Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante, informou que o texto foi revisado ponto a ponto pela procuradoria jurídica e deverá ser discutido com a corporação. Agora, será incluído tópico sobre o regime especial de trabalho (RET) solicitado pelos guardas para que eles possam trabalhar em dias de folga como fazem os policiais militares através da atividade delegada.

A vereadora Carol Gomes, que agendou a reunião, colocou seu gabinete à disposição da GCM e reafirmou seu compromisso de colaborar e participar do processo para que o projeto saia do papel.

Também participaram da reunião o comandante da GCM, Luís Fernando Godoy; os vereadores Geraldo Voluntário, Adriano La Torre, Hernani Leonhardt, Rafael Andreeta e Rogério Guedes; o procurador municipal Alessander Kemp Marrichi; e guardas municipais.


Comentários: