Categorias

Seminário de prevenção ao suicídio inicia as atividades do Setembro Amarelo

Setembro é considerado o mês de combate ao suicídio onde o propósito é promover a valorização da vida, assim como abrir espaço para que pessoas possam falar abertamente sobre o assunto. A partir disso, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde com o apoio do CVV e do Instituto de Biociências da UNESP, realizarão no próximo dia 27, o II Seminário: “Valorização à vida e prevenção ao suicídio” buscando trazer essa pauta mais perto da população.

O evento, que será sediado no Grupo Ginástico Rio-clarense, contará com diversas atividades, entre elas uma mesa redonda com a participação de profissionais da área de psicologia, quatro palestras com temas como “Identificação de risco para suicídio”, por Fernanda Carneiro Costa Messetti; “Nós do Desamparo: Indigência e Terminalidade”, por Edson Olivare de Castro; “Comportamento Autodestrutivo: Como Lidar”, por Mildren Lopes Wada Duque e “Rede de Atenção Psicossocial de Rio Claro”, por Cristiane Aparecida de Godoy Gava, assim como a formação de grupos de trabalhos para propor políticas públicas de valorização à vida e prevenção ao suicídio no município.

“Temos que conversar com todos os públicos, levando informações e conscientização para o valor da vida. O Estado de São Paulo tem intensificado as ações de prevenção ao suicídio, fortalecendo a estrutura de apoio psicossocial para melhor atender nossa população, além de promover estas campanhas importantíssimas”, explica o vereador Thiago Yamamoto.

Publicidade

O evento em Rio Claro integra ações da Secretaria Municipal de Saúde (NESTD), Centro de Valorização da Vida (CVV) e Câmara Municipal promovido pela comissão de Direitos Humanos, composta pelos vereadores Ney Paiva (DEM) como presidente, Thiago Yamamoto (PSB) como relator e Geraldo Voluntario (DEM) como membro. “Acreditamos que informar e conscientizar a população sobre os cuidados que todos devem ter com sua saúde mental, se torna essencial, principalmente por ser um problema de saúde pública com crescente número de vítimas em todo país”, conclui o vereador Thiago Yamamoto.

Serviço:

II SEMINÁRIO: “VALORIZAÇÃO À VIDA E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO”

Realização: Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal e Fundação/Secretaria Municipal de Saúde;

Objetivo: Capacitação para a valorização da vida, prevenção ao suicídio e criação de ações a longo prazo;

Público Alvo: Profissionais da área da Saúde, da Assistência Social, da Educação, das demais secretarias do município, estudantes e público em geral;

Data e Horário: 27 de setembro 2019 – 13h00 às 17h00;

Local: Grupo Ginástico Rio-clarense;


Comentários: