Categorias

Rio Claro aguarda envio de doses da pentavalente

Prefeituras não podem utilizar recursos para compra de vacinas.

Segundo informou a Prefeitura, assim como outras cidades, Rio Claro aguarda a reposição da vacina pentavalente pelo Ministério da Saúde, que é o único órgão público autorizado pelo Programa Nacional de Imunização a adquirir essa vacina. A vacina protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo B, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

“São doenças que no Brasil estão controladas”, tranquiliza Suzi Berbert, médica infectologista da Secretaria de Saúde, acrescentando que no caso específico desta vacina, atrasos de poucas semanas não trazem prejuízos.

Publicidade

Ainda segundo a Prefeitura de Rio Claro, o Ministério da Saúde, que fornece a pentavalente aos municípios, recolheu a remessa mais recente das doses por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foram interditadas 3.250.000 doses. Isso prejudicou a aplicação da vacina em vários municípios, inclusive Rio Claro, que aguarda a entrega de nova remessa da vacina.

A expectativa do Ministério da Saúde é de que o abastecimento voltará à normalidade a partir de novembro. “Quando os estoques forem normalizados, o Sistema Único de Saúde fará uma busca ativa pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade entre os meses de agosto e novembro para vaciná-las”, diz nota emitida na terça-feira (10) pelo governo federal.

“Tão logo a vacina seja recebida, o município seguirá as estratégias determinadas para atualizar a caderneta de vacinação das crianças”, destaca Maria Clélia Bauer, secretária de saúde de Rio Claro. Em situação normal, a cada mês são aplicadas cerca de 700 doses da pentavalente em Rio Claro.


Comentários: