Categorias

Escolas de Rio Claro recebem programa reconhecido pela ONU


Programa de Educação e Diversidade (PED), patrocinado pela Whirlpool, vai promover capacitação e reflexão para a construção de um mundo mais sustentável

A partir de 23 de setembro, alunos e professores de 25 escolas municipais de Rio Claro recebem oficinas e workshops do Programa de Educação e Diversidade (PED), umainiciativa da NTICS Projetos – com patrocínio da Whirlpool Corporation e apoio da Prefeitura de Rio Claro, que tem o objetivo de formar cidadãos conscientes e capazes de enfrentar os desafios socioambientais como forma de construir um mundo mais sustentável. A ação dá continuidade ao projeto Caminhão Conhecendo os ODS, realizado em agosto.

Publicidade

Em Rio Claro, o PED vai capacitar aproximadamente 713 estudantes que poderão conhecer e refletir sobre cinco dos 17 “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ou ODS). São eles: Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Vida Terrestre e Parcerias e Meios de Implementação.

A proposta faz parte do banco de boas práticas da Organização das Nações Unidas (ONU), para que os alunos reflitam sobre a realidade em que vivem, identifiquem problemas e apresentem soluções. 

Ao final do programa, os alunos apresentarão as propostas elaboradas pelos grupos em uma “Feira de Ideias”. A melhor ideia, escolhida por uma banca examinadora dentre todos os projetos, será implantada na comunidade. Os integrantes do grupo vencedor serão premiados com tablets.

“O projeto trabalha a educação com ênfase na diversidade e inclusão. Queremos que os próprios alunos reflitam sobre a realidade em que vivem, os problemas que enfrentam e apontem soluções para a garantia de uma sociedade mais igualitária. Após participarem do programa, todos acabarão atuando como multiplicadores do conhecimento aprendido”, explica a CEO da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.  

A Whirlpool é signatária do Pacto Global da ONU e utiliza os ODS como base para suas iniciativas. “O projeto está em linha com as estratégias de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental da Companhia. Atuamos sob o conceito de ‘Inovação Sustentável’, desenvolvendo processos e produtos mais eficientes, e temos a Diversidade e Inclusão como um de nossos valores”, explica Vanderlei Niehues, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios da Whirlpool. 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

São 17 “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) e 169 metas – que buscam erradicar a extrema pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar mundial, ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente. Aqui você encontra informações completas sobre os 17 ODS e também sobre o PED.

Agenda Rio Claro

23/09 – Início das oficinas com estudantes (acontecem em setembro, outubro e novembro);

25/09 – Workshop de capacitação de professores no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM). Acontece das 18h30 às 21h30.

11/12 – Feira de Ideias* no Auditório do Núcleo Administrativo Municipal – apresentação dos projetos e premiação da equipe vencedora. Evento aberto para a comunidade.


Comentários:


Outras notícias