Categorias

SESI Rio Claro estreia o espetáculo inédito Um Golinho Só

Peça folclórica retrata a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos. Acontece nos dias 5 de outubro. Entrada gratuita.

No mês de Outubro, o SESI Rio Claro  recebe a estreia do espetáculo inédito Um Golinho Só, selecionado a partir do Edital do SESI Viagem Teatral – Produções Inéditas, e desenvolvido com apoio e aporte do SESI-SP. A peça reflete a importância do laço harmonioso entre o ser humano e um de nossos maiores bens: a água. O espetáculo acontece no dia 5 de outubro sábados às 16h. A entrada é gratuita, com ingressos reservados pelo site Meu SESI, www.sesisp.org.br/meu-sesi.

A peça conta os causos da Vila da Pedra Quebrada, onde gigantes malignos, tomados pela ganância, corações podres moldados pela doença do tudo querer corrompem os ribeirinhos da Vila. Suas fontes, antes abundantes e cristalinas, tornaram-se barro. Perdidos e vivendo de golinho em golinho, uma sábia mulher, dois pescadores e uma serpente mítica buscam no fundo da alma a ligação entre humanos e os elementos, em especial, a água.

Publicidade

            Além de Birigui, o espetáculo fará curtas temporadas em outros cinco Teatros do SESI-SP, com expectativa de público de cerca de 2.000 pessoas. Um Golinho Só faz o uso de fundamentos lendários e representações folclóricas, um teatro de bonecos que discute desde a relevância dos elementos naturais para os homens, até o impacto humano naquilo que nos mantém vivos.

            Explorando a aridez que caracteriza a Vila da Pedra Quebrada, além de todas as possibilidades de ambientação trazidas pelas reviravoltas, a Cia. Cornucópia de Teatro trabalha com bonecos, máscaras e cenários versáteis, além da trilha sonora original, expandindo a ludicidade e entretenimento do espetáculo, banhando os ouvidos e olhos do espectador com metáforas entre a humanidade e a natureza.

            “O espetáculo propõe a valoração dos recursos naturais por meio de uma investigação poética/teatral sobre o elemento água, a fim de resgatar arquétipos do imaginário popular do tema, com uma equipe artística de atuação ativa no interior do Estado de São Paulo. Poder propiciar esta realização é de fundamental importância para o SESI-SP, uma instituição que visa promover espaços e recursos para criadores e produtores além da capital do estado, que têm menos visibilidade e receita para realizar novas obras. É muito gratificante fazer circular essa economia criativa descentralizada, além de ser uma contribuição para a formação e repertório crítico e sensível do indivíduo, em seus aspectos estéticos, culturais, sociais e econômicos”, declarou Daniele Carolina Lima Uchikawa, Analista de Atividades Culturais do SESI-SP.

            Selecionado no Edital de 2019, Um Golinho Só foi um dos 121 outros projetos enviados por companhias e grupos teatrais e foi escolhido devido a qualidades artísticas e repertório da companhia e a estrutura que o projeto tem.

“O projeto traz a pesquisa de linguagem do diretor artístico Dino Bernardi, o teatro de bonecos, apresentado pela Cia Cornucópia de Teatro, o que ajuda a divulgar a cultura popular para o universo infantojuvenil”, comentou Daniele sobre o processo de produção do espetáculo Um Golinho Só.

Ficha Técnica

Concepção e Direção: Dino Bernardi | Texto: Ana Luiza Gentil e Dino Bernardi | Elenco: Adriana Scannavez, Cinthia Vendruscolo e Míriam Fontana | Música: Fábio Evangelista e Thomaz Féres | Assistência de Direção: André Cruz | Direção Musical: Fábio Evangelista | Preparação Corporal: Isabela Graeff | Preparação Vocal: Priscila Cubero | Ilustração: Dino Bernardi | Figurino: Dino Bernardi | Cenografia: Dino Bernardi | Adereços: Eudóxio Beato | Cenotécnica: Gilvan Pacheco | Iluminação: Michel Masson | Costura: Silvana Scandelari | Contrarregragem: Hezrom Lazarini | Design Gráfico: Felipe Qim | Assessoria de Imprensa: Gabriela Vansan Fotografia: Thaís Orsi | Produção Executiva: Atuacia

SESI Viagem Teatral

O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. A cada ano cerca de 35 espetáculos são selecionados via edital para compor o projeto. As peças circulam por 15 teatros em todo o Estado de São Paulo. O Viagem Teatral movimenta mais de 460 artistas, técnicos, produtores e profissionais que vivem em função da arte no País. Em 2018, por exemplo, mais de 62 mil pessoas tiveram a oportunidade, gratuitamente, de assistirem os espetáculos apresentados.

SERVIÇO

Local: SESI Rio Claro, Av . M 29 , 441

AVCB: 311503- validade: 28/29/2022

Alvará: 53/17   – validade: 29/06/2020

Datas e horários:  5 de outubro , sábado às 16h

Capacidade: 222 lugares 02 para cadeirantes

Duração: 55 minutos

Classificação indicativa: Livre

Modalidade: Infantojuvenil

Gênero: Teatro de Bonecos

Informações: 19 3522-5651

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI

Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo.


Comentários: