Categorias

Rio Claro terá 19 postos de vacinação na campanha contra o sarampo

Objetivo da campanha, que acontece em todo o estado, é atualizar carteira de quem está com a vacina atrasada.

Começa na segunda-feira (7) campanha estadual de imunização contra o sarampo. Em Rio Claro o atendimento será feito em 19 postos de saúde, sendo 16 unidades de saúde da família e três unidades básicas de saúde, sempre das 7h30 às 15h30. De acordo com orientação do governo do estado, o objetivo é priorizar aqueles que estão com a vacina contra o sarampo atrasada. O mais recente boletim da Vigilância Epidemiológica (VE) de Rio Claro aponta quatro casos de sarampo no município.

A VE de Rio Claro destaca que é importante as pessoas levarem, sempre que possível, a carteira de vacinação, e darem preferência para as unidades de saúde onde normalmente são atendidas. Usuários das USF do Jardim Brasília e Jardim Santa Elisa, que ainda não têm sala de vacinação, e da UBS da Vila Cristina, que está em reforma, devem procurar um dos 19 posto de saúde.

Publicidade

De acordo com a divisão estadual de imunização, a campanha será realizada até o dia 25. “A expectativa é de que em breve seja marcado o ‘Dia D’ da mobilização preventiva contra o sarampo”, informa Valeska Hamori Canhamero, gerente da Vigilância Epidemiológica de Rio Claro, acrescentando que uma segunda etapa da campanha deve ser realizada em novembro.

Quem está com vacinação contra o sarampo em dia não precisa tomar nova dose. Pessoas de 1 a 29 anos devem ter duas doses registradas na carteira de vacinação, e as de 30 a 60 anos, uma dose registrada. A partir de determinação do Ministério da Saúde, crianças de seis meses a menores de 1 ano também devem ser vacinadas. Já os profissionais de saúde devem ter duas doses registradas da vacina contra sarampo, independente da idade.


Comentários: