Categorias

Empreendedorismo ganha destaque em entrega de homenagem no Legislativo


Colocar em prática o que antes só existia no campo dos sonhos. Se preparar, acumular aprendizado e superar desafios para chegar ao êxito. Esta é a trajetória profissional de Altino Cristofoletti Junior. O empresário recebeu título de Cidadão Emérito na Câmara Municipal na noite da última terça-feira, 8/10, entregue pelo vereador Yves Carbinatti.

Ao lado do seu amigo e também engenheiro Expedito Eloel Arena, Altino superou barreiras e transformou obstáculos em oportunidades para criar a rede Casa do Construtor. O projeto ganhou traços reais no início da década de 90.

Publicidade

Fazer o que? Como? Qual o público alvo?

Estas foram as perguntas cujas respostas levaram o homenageado a ingressar no ramo de locação de equipamentos com a meta de desburocratizar o mercado que impunha caminho tortuoso a todos que precisam de agilidade para a execução de obras e serviços.

Adequações foram necessárias no meio do percurso. E, deram certo. O negócio cresceu. Primeiramente, com a abertura da segunda loja em Araras e depois que a expansão comercial via franquia com a inauguração de unidade em Americana. Hoje, a Casa do Construtor conta com 270 lojas no país e 1 no Paraguai, o que a tornou referência no setor.

“Empreendedor, Altino não se curvou diante das dificuldades encontradas na caminhada rumo ao sucesso profissional. Gera empregos e oportunidades. Criou mecanismo facilitador, via locação, que municia obras e serviços com equipamentos em várias regiões do país”, comenta Yves Carbinatti. “Por isso, estamos aqui na Câmara para parabenizá-lo. Este título representa um pouco do muito que o nosso homenageado produziu e faz dentro do segmento que atua”, assinalou Yves. “Você uma referência como pessoa e profissional”, completou o vereador.

No encerramento, Altino agradeceu o Legislativo pela oportunidade e compartilhou a conquista com familiares e amigos que na sua trajetória de vida dividem aflições e alegrias. “É um momento ímpar, muito especial que vou guardar com muito carinho”, completou.

Biografia   

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba (FEP), MBA em franquias pela FIA em 2012. Sócio-fundador da Casa do Construtor, ex-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Empreendedor, também ministra palestras sobre empreendedorismo e franchising.

A Casa do Construtor nasceu de um sonho de dois amigos engenheiros civis: Altino Cristofoletti Júnior e Expedito Eloel Arena.

Ambos tinham um objetivo de um dia criar um negócio juntos.

Algumas tentativas acabaram não dando certo por estarem em momentos diferentes de suas vidas.

Em 1993 uniram forças e abriram uma loja de materiais de construção em Rio Claro. Assim nascia a Casa do Construtor.

A crise econômica e a inflação da época os tiraram da zona de conforto e aos poucos foram entendendo o mercado , absorvendo cada vez mais sobre a formatação do negócio.

Gradativamente perceberam também que havia um nicho da construção civil que não era atendido .

Para alugar um equipamento era tudo muito burocratizado. O objetivo era facilitar a locação de materiais.

O método de locação há anos era muito comum na Europa e nos Estados Unidos, mas, no Brasil apenas recentemente surgiram concorrentes dentro do segmento.

Assim , ainda há um grande espaço a ser explorado.

Após muita aprendizado, com erros e acertos , em 1997 os sócios abriram uma segunda unidade na vizinha cidade de Araras.

Na sequência apostaram na abertura de franquias.

E assim a primeira delas surgiu em Americana em 1998.

No decorrer do tempo já associados à Associação Brasileira de Franchising (ABF) , com participação em feiras e eventos , os interessados começaram a aparecer e em 2009 , a Casa do Construtor já possuía 48 lojas pelo país.

Nesta trajetória foram necessários vários ajustes e mudanças, mas, no final os investidores mostraram ao mercado que o aluguel de máquinas é algo positivo. Eles se tornaram referência.

O objetivo é oferecer produtos seguros , de qualidade e ajudar ao cliente a encontrar a solução certa para sua obra.

A apresentação da Rede ganhou atenção especial.

A intenção era que todas as lojas não tivessem uma aparência de depósito e sim de conveniência, ou seja , ambientes limpos e organizados com os funcionários usando uniformes.

Nascia então um novo conceito de saber atender e vender.

A Casa do Construtor possui um público bem versátil.

Entre os diversos perfis de clientes estão construtoras, comércio e indústrias, empresas, condomínios, profissionais que executam obras e pessoas comuns que queiram reformar sua residência.

Estes públicos podem locar equipamentos, máquinas e ferramentas de pequeno porte , como materiais elétricos , rompedores , compactadores , betoneiras e andaimes, além de equipamentos para limpeza e jardinagem.


Comentários: