Categorias

Procon orienta comerciantes sobre brinquedos para o Dia das Crianças

Brinquedos têm que ter a certificação do Inmetro.

O Procon de Rio Claro começou na quinta-feira (10) operação do Dia das Crianças no comércio local. A iniciativa tem como objetivo orientar os comerciantes sobre a importância de comercializarem brinquedos certificados com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), órgão responsável pela certificação dos brinquedos no Brasil. “Brinquedos sem o selo do Inmetro não podem ser comercializados e terão que ser retirados das prateleiras”, alerta o diretor do Procon local, Benedito Fernandes Costa, o Tuzinho.

A operação continua nesta sexta-feira (11). “Nosso intuito não é punir e sim orientar para garantir a segurança das crianças”, comenta Tuzinho, orientando os pais para que observem as especificações dos brinquedos antes de efetuar a compra, considerando a idade, o interesse e o nível de habilidade da criança. “O selo do Inmetro atesta que o brinquedo atende os requisitos de segurança e é adequado para a idade da criança, o que ajuda a evitar acidentes”, frisa.

Publicidade

Outra dica importante aos pais é para que solicitem nota ou cupom fiscal do produto adquirido para que tenham seus direitos garantidos. Se o brinquedo adquirido estiver sem o selo do Inmetro, o consumidor pode procurar o Procon que fica na Rua 5, 821, entre as avenidas 5 e 7, Centro, para que sejam tomadas as devidas providências.


Comentários: