Categorias

Prefeitura instala semáforo na Avenida 5 com a Rua 2

Equipamento vai ajudar a organizar trânsito em movimentado cruzamento do Centro.

Em mais uma iniciativa pela segurança no trânsito, a prefeitura de Rio Claro está instalando novo semáforo, desta vez no Centro. O equipamento começou a ser colocado nesta terça-feira (15), na Avenida 5 com Rua 2, e deve entrar em operação na quarta-feira (16). “Investimos ininterruptamente na organização do trânsito porque isso significa salvar vidas”, resume o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou parte da implantação do novo semáforo. “É preciso sempre destacar que as ações por melhorias no trânsito são mais efetivas quando os motoristas dirigem de forma consciente, por isso reforçamos o pedido para que todos obedeçam às leis e sinalizações viárias”, acrescenta, informando que, além de providenciar novo semáforo, a prefeitura está pintando faixa de pedestres no cruzamento.

O vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, que também acompanhou a instalação do novo semáforo, lembra que a prefeitura intensificou a colocação desses equipamentos a partir de 2017, quando teve início a atual administração. “Não apenas a região central, mas bairros mais afastados do centro estão sendo contemplados, pois a cidade cresce e precisa que seus equipamentos viários estejam atualizados”, explica Bellagamba, informando que novos semáforos serão instalados.

Publicidade

O investimento da prefeitura no semáforo da Avenida 5 com Rua 2 é de aproximadamente R$ 50 mil. Além de ser colocado a partir de avaliação técnica, o novo semáforo também atende a antigas solicitações da comunidade e os pedidos dos vereadores Ney Paiva e Paulo Guedes. De acordo com Ney Paiva, a implantação do semáforo era “extremamente necessária”. “Há tempos constatamos que esse cruzamento estava complicado, principalmente aos finais de semana à noite, o que fazia desse semáforo uma intervenção fundamental”, explica. Já Paulo Guedes destaca a segurança que o equipamento representa para pedestres. “Regular o fluxo do trânsito, principalmente em áreas de grande movimento, é de grande importância também para os transeuntes, além claro, dos veículos”, observa, lembrando que a população vinha solicitando semáforo no local há bastante tempo.

Vários semáforos vêm sendo instalados nas vias públicas de Rio Claro. Exemplos recentes são o conjunto de equipamentos colocados na Rua 1 com Avenida 7, na Rua 14 com Avenida 5, e na Avenida Tancredo Neves com a Rua 18. Além disso, o município investe em tecnologia para aumentar a segurança no tráfego. No mês passado a prefeitura instalou semáforo com temporizador na Avenida 80-A com Rua 3-A, no Jardim Vilage, em ponto movimentado que dá acesso ao Distrito Industrial. Equipamentos desse modelo já foram instalados na Avenida Tancredo Neves com a Rua 20, em frente ao terminal rodoviário; na rotatória da Rua 14 com a Avenida Visconde do Rio Claro; no cruzamento da Rua 9 com a Avenida 29, na região do Boulevard dos Jardins; e também na Avenida Brasil nos cruzamentos com a Rua 1-JF e Avenida M-19, no Jardim Floridiana, e na Avenida 50-A com a Rua 3-A, no Jardim América. Além dos semáforos com temporizadores, no ano passado a administração municipal instalou semáforos com sensores (laços indutivos) em 11 cruzamentos da cidade.


Comentários: