Categorias

Prefeitura retira 90 toneladas de lixo de área próxima ao ecoponto do São Miguel

Serviço foi feito durante todo o dia de quarta-feira (16). Desde agosto, aproximadamente 315 toneladas de lixo descartados irregularmente foram recolhidos.

A prefeitura de Rio Claro fez, na manhã e tarde de quarta-feira (16), mais uma recolha de materiais descartados irregularmente na cidade. Dessa vez, a ação foi feita em terreno atrás do ecoponto do São Miguel, na Avenida 64, com o Anel Viário.

O serviço foi realizado pela secretaria Municipal de Meio Ambiente, por intermédio do departamento de resíduos sólidos, e da Secretaria Municipal de Segurança, com a presença da Guarda Municipal.

Publicidade

Grande quantidade de entulho de construção civil, restos de poda e material reciclável foram retirados do local, totalizando aproximadamente 90 toneladas de materiais.

“Além de realizar constantemente o trabalho de limpeza na cidade, também oferecemos diversos serviços para o descarte correto de materiais, mas lamentavelmente ainda há atitudes irresponsáveis como essa, feita por uma minoria, que atrapalha a manutenção da limpeza”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A ação dessa quarta-feira também foi importante para a segurança do local. “Aquela área ficou mais limpa e arejada, o que desestimula a presença de maus elementos no local”, destaca o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Giselle Pfeifer ressalta que não há motivos para o descarte irregular na cidade, já que a prefeitura disponibiliza uma série de serviços gratuitos para o descarte correto de materiais, como a coleta de lixo domiciliar, feita três vezes por semana em todos os bairros; o serviço mensal de cata bagulho; a coleta seletiva, realizada uma vez por semana nos bairros; e os seis ecopontos, que abrem todos os dias da semana.

Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas, aos sábados das 8 às 17 horas e aos domingos e feriados das 8 horas ao meio dia.

Os endereços dos ecopontos e calendários da coleta seletiva e cata bagulho estão disponíveis no endereço www.rioclaro.sp.gov.br.

“É imprescindível a colaboração dos munícipes para que, juntos, possamos manter a cidade limpa e sem riscos com a saúde pública, além da prefeitura economizar recursos financeiros e ter maior agilidade na realização dos serviços”, ressalta a secretária municipal de Meio Ambiente, Giselle Pfeifer.

A população também pode ajudar avisando quando flagrar descartes irregulares de resíduos, inclusive de maneira anônima, pelo telefone 156 ou pelo número 3522-1987, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A autuação de pessoas jogando lixo e sujeira incorretamente é feita quando há flagrante. A atual gestão está trabalhando para adotar, em breve, normas mais rígidas em relação ao descarte irregular de lixo em todo o município.


Comentários: