Categorias

Rio Claro realiza vacinação contra o sarampo neste sábado

Campanha é destinada a crianças de seis meses a quatro anos.

Campanha de vacinação contra o sarampo será realizada neste sábado (19) em Rio Claro. É o Dia D de imunização contra a doença que será realizado em todo o país destinado a crianças de seis meses a quatro anos. O município terá 18 postos de vacinação que vão funcionar das 8 às 17 horas. Somente as unidades de saúde da Vila Cristina, Santa Elisa e Jardim Brasília não vão funcionar neste sábado (19). Também não haverá posto móvel. 

“Os pais ou responsáveis devem levar as crianças de seis meses a quatro anos para tomarem a vacina tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola”, recomenda a secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer, ressaltando que a vacina é um direito da criança e a maneira mais eficaz de protegê-la contra doença.

Publicidade

A orientação é para que os pais ou responsáveis confiram a carteira de vacinação da criança. Se ela já tomou a primeira dose da vacina deve tomar a segunda, e se não tomou nenhuma dose deve tomar a primeira e em seguida a segunda. “Vamos fazer atualização da caderneta de vacinação e regularizar as vacinas em atraso”, explica Dinorá dos Santos, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica.

Rio Claro recebeu 1.800 doses da vacina tríplice viral para a realização da primeira etapa da campanha de 7 a 25 de outubro. Não há meta de imunização estabelecida. “Como é uma campanha seletiva não tem meta estipulada. A campanha contribuirá para o aumento da cobertura vacinal do município e prevenção contra o surgimento de novos casos de sarampo”, esclarece Dinorá.

Os endereços dos postos de vacinação podem ser consultados no site www.saude-rioclaro.org.br. O Dia D faz parte da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo que prossegue até o dia 25 de outubro. Na segunda etapa da campanha, que será realizada de 18 a 30 de novembro, o foco será em pessoas de 20 a 29 anos.


Comentários: