Categorias

Doença falciforme é tema de palestra nesta sexta-feira no Centro Cultural

Atividade é gratuita. Haverá certificado.

A palestra “Doença Falciforme – o maior perigo é você não saber que ela existe”, que será realizada em Rio Claro nesta sexta-feira (25), aborda a necessidade de se ampliar o alcance das informações sobre essa doença. Com entrada gratuita, a atividade está marcada para as 13h30, no teatro do Centro Cultural “Roberto Palmari”. “É um assunto muito importante e esse evento é uma excelente oportunidade de mais informações e orientações para a comunidade sobre o tema”, comenta a secretária municipal de Cultura, Daniela Ferraz. 

As palestrantes são Gabriella Soares de Souza, bacharel em fisioterapia, especialista em neuropediatria e fisiologia do exercício, mestre e doutora em ciências e docente do curso de medicina do Claretiano Faculdade, e a assistente social Sheila Ventura Pereira, coordenadora legal da Associação Pró Falcêmicos de São Paulo, vice-coordenadora do Fórum dos Portadores de Patologias do Estado de São Paulo e integrante do Conselho de Saúde do Estado de São Paulo. “Haverá certificado para os participantes”, destaca a assessora municipal dos Direitos Raciais, Josiane Martins.

Publicidade

O vereador Geraldo Voluntário, que apresentou proposta para que seja instituído no calendário de eventos oficiais de Rio Claro o Dia de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme, a ser celebrado em dia 27 de outubro, destaca a importância da orientação à comunidade sobre o assunto. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença falciforme é causada por um defeito na estrutura da hemoglobina que faz com que hemácias assumam forma de lua minguante, ao invés de manter o formato esférico, quando expostas a condições como febre alta, baixa tensão de oxigênio e infecções. O paciente apresenta anemia hemolítica, crises vaso-oclusivas, crises de dor, insuficiência renal progressiva, acidente vascular cerebral, maior susceptibilidade a infecções. Podem ocorrer alterações no desenvolvimento neurológico.

A palestra “Doença Falciforme – o maior perigo é você não saber que ela existe”, é realizada pela prefeitura de Rio Claro e Câmara Municipal. A organização é da Assessoria dos Direitos Raciais, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura por intermédio da Diretoria de Políticas Especiais, e Núcleo de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento (Nestd), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Maiores informações sobre a palestra podem ser obtidas pelo telefone (19) 3522-8000.


Comentários: