Categorias

Handebol de Rio Claro faz balanço positivo das conquistas em 2019

A equipe de Handebol do Instituto Crescer no Esporte tem registrado um ano bastante promissor neste 2019. Muitas competições, conquistas e aprendizados têm feito parte do calendário da equipe que conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur). E os desafios não param: na próxima segunda-feira (2) a equipe juvenil tem compromisso a cumprir em disputa pela medalha de bronze, no campeonato Super Paulistão, em jogo contra a cidade de Guarulhos, às 19 horas, no Ginásio da Lagoa Seca do Cervezão.

O coordenador do Instituto Crescer no Esporte, Alexandre Conttato Colagrai, explica que o Super Paulistão, da Federação Paulista de Handebol, é uma competição bastante disputada. “Este é o segundo ano que disputamos e conseguimos superar a marca do ano passado, quando ficamos em quinto lugar dentre 12 equipes. Jogamos contra grandes clubes como, por exemplo, Pinheiro e Taubaté”, pontua.

Colagrai destaca que 2019 foi um ano sensacional para a modalidade. O ponto de partida é incentivar a prática esportiva como ferramenta de transformação social. Assim, são mantidas diversas turmas para iniciação esportiva nos pólos do Centro Social “Mitiko Nevoeiro”; na Lagoa Seca; Panorama; Escola Municipal Djiliah Camargo de Souza; Terra Nova e Escola Municipal Antônio Maria Marrote. São aulas para meninos e meninas entre sete e 19 anos de idade.

Publicidade

O titular da Setur, Ronald Penteado, salienta a importância do projeto Crescer no Esporte em Rio Claro. “É um grande incentivo à prática esportiva em diferentes modalidades. Eles possibilitam uma nova oportunidade para muitas crianças e jovens, através do Esporte. Além disso, os atletas têm garra e determinação. Os resultados obtidos a cada competição é a resposta de tudo o que eles vêm plantando. É um trabalho maravilhoso desenvolvido em Rio Claro”.

Além da iniciação esportiva, o Handebol também disputa três tipos de competições no Estado de São Paulo: as organizadas pela Secretaria de Esportes do Governo do Estado, que são jogos Infantis (cadete sub 16 anos), os Jogos Abertos da Juventude (juvenil sub 18 anos), os Jogos Regionais e Jogos Abertos (sub 20); os campeonatos paulistas organizados pela Federação Paulista de Handebol (categoria juvenil sub 18); e pela Liga de Handebol do Estado de São Paulo (categorias mirim sub 12 masculino e feminino, infantil sub 14 masculino e feminino, cadete sub 16 masculino, juvenil sub 18 masculino).

Dentre as competições, a Liga de Handebol organiza as finais da série Ouro para os quatro primeiros colocados e as finais da série Prata para os classificados entre quinto e oitavo. A equipe mirim feminina sub 12 do Handebol/Setur Rio Claro conquistou a quarta colocação na série Ouro, sagrando-se a quarta melhor do Estado. A equipe mirim masculino sub 12 ficou com o terceiro lugar na série Ouro, assim como o infantil masculino, que foi considerada a terceira melhor equipe do estado em jogo realizado em casa.

Nessa mesma competição, em jogos realizados em períodos diferentes, as equipes masculinas cadete sub 16 e juvenil sub 18 venceram a equipe de Salto, em jogos realizados em Rio Claro. Nos Jogos Infantis, a equipe cadete sub 16 masculina, obteve a quarta melhor posição, em setembro, ao participar da fase final, na cidade de Dracena. 

A equipe juvenil sub 18 masculina tem vencido todas as competições das quais participa até o momento: venceu os Jogos Abertos da Juventude em junho; no mês seguinte, em julho, a mesma equipe disputou os Jogos Regionais na categoria sub 20 e foi campeã, conquistando o bicampeonato na competição e garantindo vaga para a primeira divisão dos Jogos Abertos “Baby Barioni”. Nesta competição, ficou em quinto lugar, perdendo apenas para o campeão Guarulhos e o vice Sorocaba.


Comentários: