Categorias

Rio Claro faz acordo de cooperação técnica com Comitê Paralímpico Brasileiro

Acordo prevê a realização de cursos de capacitação para professores e outros profissionais que trabalham com atividade física e esportiva.

O prefeito de Rio Claro João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, assinou nesta terça-feira (3) no paço municipal acordo de cooperação técnica com o Comitê Paralímpico Brasileiro. A parceria entre o governo federal e o município tem como objetivo a conjugação de esforços e apoio mútuo para desenvolver ações de divulgação do esporte paralímpico na rede pública de ensino, mediante a implantação de cursos de capacitação para professores e outros profissionais que trabalham com atividade física e esportiva. O acordo de cooperação técnica tem validade de um ano, até 3 de dezembro de 2020.

O acordo foi assinado no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro. “Mais do que comemoração à data estamos implementando ações práticas que possam atender cada vez melhor as pessoas com deficiência e promover a inclusão”, destaca o prefeito Juninho, lembrando que a administração municipal já realizou várias ações nesse sentido, como a criação de uma assessoria municipal exclusiva voltada para esse público, a instalação de rampas de acessibilidade na cidade, a implantação do primeiro playground do município com brinquedo inclusivo que funciona no Espaço Família do Jardim Guanabara, entre outras realizações.

Publicidade

Por meio desse acordo, professores e profissionais da área esportiva vão receber capacitação para trabalhar a inclusão através do esporte. “Queremos tornar a atividade física e esportiva cada vez mais acessível às pessoas com deficiência”, explica Ronald Penteado, secretário municipal dos Esportes e Turismo.

Para David Faria Costa, coordenador de Educação Paralímpica Brasileira, a parceria tem como objetivo encorajar e motivar os profissionais que atuam nessa área. “O professor de Educação Física tem a possibilidade única de mudar o contexto de vida da criança ou adulto com deficiência”, observa.

Também participaram da assinatura o assessor municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Paulo Meyer; o diretor municipal de Esportes, Vinícius Sossai; o analista de Políticas Públicas Vilson Andrade; os vereadores Adriano La Torre e Júlio Lopes e servidores municipais.


Comentários: