Categorias

Rio Claro premia vencedores da 5ª Olimpíada Ambiental

Iniciativa da prefeitura abrange ações de conscientização ambiental com atividades esportivas e culturais.

As escolas municipais de Rio Claro Maria Aparecida Polastri Hartung (Educação Infantil) e Prof. Luiz Martins Rodrigues Filho (Ensino Fundamental) são as vencedoras da quinta Olimpíada Ambiental de Rio Claro, que foram premiadas com uma televisão Smart de 32 polegadas cada.

Essa foi a terceira vez consecutiva que a escola Maria Hartung conquistou a primeira colocação e a primeira vez que a escola Prof. Luiz Martins conquistou o título.

Publicidade

A premiação foi realizada na noite de segunda-feira (2) no Centro Cultural e, completando o pódio, as segundas posições garantiram uma caixa de som às escolas Monteiro Lobato (Educação Infantil) e Antonio Sebastião da Silva (Ensino Fundamental). Nas terceiras posições ficaram as escolas municipais Caminho Da Vida Profa. Margarida Penteado (Educação Infantil) e Caic (Ensino Fundamental), que ganharam uma impressora cada.

“Acreditamos na educação como agente transformador e este projeto evidencia esse trabalho, sendo referência nacional pelas ações executadas no município”, disse o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, durante a cerimônia, lembrando do segundo lugar que a iniciativa rio-clarense obteve em 2018 no prêmio nacional “Melhores Práticas de Sustentabilidade”.

A Olimpíada Ambiental é realizada pela prefeitura por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e Esportes e Turismo, e teve o envolvimento de 17 escolas municipais da Educação Infantil e Ensino Fundamental, da Associação Estação do Bem e de dois projetos do Programa de Educação Integral (PEI), somando mais de seis mil pessoas diretamente envolvidas.

Na recolha de óleo usado, a escola Maria Aparecida Hartung obteve a maior arrecadação, com 931 litros recolhidos. Os alunos Miguel Avelino e Alana Ferreira foram os destaques dessa campanha e como incentivo pela prática, receberam uma bicicleta cada.

“O envolvimento dos alunos e de suas famílias foi fundamental para o sucesso dessa iniciativa”, pontuou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Silveira Costa.

A olimpíada ambiental “Em consonância com os ODS” integra o calendário oficial do município de Rio Claro e, neste ano, abordou o desenvolvimento sustentável. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) abrangem 17 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que serão referência até 2030.

Durante a cerimônia, alunos do Projeto de Educação Integral (PEI) Sueli Marin, vencedores nesta categoria, fizeram apresentação teatral, abordando um dos temas dos ODS, a educação inclusiva. A escola Prof. Luiz Martins Rodrigues Filho obteve a mesma pontuação e também foi premiada com medalhas e troféu. Também houve premiação para a melhor atriz, que recebeu um tablet.

Houve ainda entrega de medalhas nas modalidades esportivas para as três melhores escolas. No atletismo masculino, a escola campeã foi o Caic e no feminino, a escola Prof. Luiz Martins Rodrigues Filho. No revezamento, a campeã foi a escola Antonio Sebastião da Silva; no salto em distância masculino, Caic e, no feminino, Prof. Luiz Martins.

Na natação masculina a escola Dante Egréggio foi a campeã e no feminina, Antonio Sebastião da Silva. No xadrez, a escola Prof. Luiz Martins Rodrigues Filho foi campeã nas duas categorias. E no futsal, a escola Caic foi campeã tanto no masculino como no feminino e os melhores jogadores ganharam uma bicicleta cada.

“Cada vez mais as crianças se envolvem e se preocupam com as questões ambientais, inserindo a Olimpíada Ambiental e principalmente seus ensinamentos em suas rotinas e de suas famílias”, analisa o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Educação e interlocutor do Programa Município Verde Azul, Edison Andrade.

Também participaram do evento, o diretor municipal de Resíduos Sólidos, Willian de Oliveira; o gerente de planejamento ambiental, Leonardo Andrade; os vereadores Geraldo Voluntário e Júlio Lopes e o assessor dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Paulo Meyer.

A olimpíada ambiental tem o apoio do Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Cultura, Secretaria de Saúde, por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses, Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Câmara Municipal, Consórcio PCJ, Comissão A3P, Cooperviva e Associação Novo Tempo. O patrocínio é da Sustentare Saneamento, Pumas Rio Claro e do jogador de futebol Roger Bernardo.

A atividade integra as ações de Rio Claro no “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios.


Comentários: