Categorias

Alunos da escola Sylvio de Araújo criam projeto contra o desperdício da merenda

Projeto idealizado pelas crianças foi o primeiro colocado entre 40 propostas de educação ambiental.

A prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou nesta sexta-feira (6) evento de encerramento das atividades do Programa Educação e Diversidade (PED), desenvolvido ao longo de quatro meses em 23 escolas da rede municipal de ensino. No total 730 crianças participaram da formação voltada para educação ambiental e desenvolvimento sustentável.

No final do curso, os alunos foram divididos em grupos de dez integrantes cada e receberam a missão de apresentar projetos sobre o conteúdo aprendido que fossem passíveis de execução. Foram apresentados 40 projetos dos quais 11 foram selecionados pela banca examinadora formada por três profissionais que percorreram as escolas para conversar com os alunos.

Publicidade

Desses 11 projetos, foi consagrado vencedor o projeto “Desperdício Zero” criado pelo grupo “Todos contra o Desperdício”, da Escola Municipal “Sylvio de Araújo”, localizada no bairro São Miguel. A proposta consiste em minimizar o desperdício de alimentos da merenda escolar através de conscientização das crianças com palestras, exposição de cartazes, fiscalização e mapeamento do desperdício.

“Vimos o desperdício e buscamos uma forma de solucionar o problema. Fiquei muito feliz por nosso projeto ter sido escolhido”, declarou Nicoli dos Santos, de 10 anos, integrante do grupo com os colegas Pietro Gabriel Leite, Gabrielly Fernanda Dionizio, Matheus Vitorelli Correa, Julia da Cruz Nascimento, Nicolly Bellan Rodrigues, Nicolas Guilherme dos Anjos, Manuela Freire Moura, Nathaly Vitória Pinheiro dos Santos e Lorena Emanuelly Bonaldo. Cada criança do grupo recebeu um tablet como forma de incentivo.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, participou da cerimônia de encerramento do projeto. “Mais importante do que presentear as crianças é o conhecimento adquirido que ficará para toda a vida. Essas crianças vão crescer respeitando o meio ambiente e se tornarão multiplicadores da informação, levando esse ensinamento para os pais, familiares e a comunidade em que vivem”, declarou Juninho, cumprimentando as crianças, pais, professores e pessoas envolvidas no projeto.

Os componentes da banca examinadora falaram sobre as dificuldades para fazer a seleção. “As crianças mostraram que sabem muito sobre meio ambiente com propostas excelentes. Foram muitas ideias bacanas e escolhemos aquele que consideramos original e que atendeu os critérios do programa”, disseram Pamela Aparecida Cassão e Noele Alves Georgette, coordenadoras pedagógicas da Secretaria da Educação, e o engenheiro Roberto Foresti, da Secretaria do Meio Ambiente.

O coordenador de Educação Ambiental da Secretaria da Educação, Edison Norberto Andrade, agradeceu a participação de todos. “Agradeço a todas as escolas participantes, os professores que orientaram e acompanharam as crianças, e os alunos que se engajaram, se comprometeram e assumiram o compromisso de colaborar na construção de uma sociedade mais igual e sustentável”, frisou.

O Programa Educação e Diversidade é realizado pela prefeitura em parceria com a empresa Whirlpool Corporation e a NTICS Projetos. Também participaram da atividade de sexta-feira na escola os vereadores Geraldo Voluntário e Júlio Lopes, além de pais e familiares das crianças e equipe escolar. 


Comentários: