Categorias

População aprova nova Iluminação do Jardim Público

Prefeito Juninho entregou nova iluminação na noite de sexta-feira.

A nova iluminação do Jardim Público de Rio Claro foi entregue na sexta-feira (6) e já conquistou boa avaliação de populares que passam e trabalham no local, um dos mais movimentados do município. “Estava precisando uma iniciativa dessas, o Jardim à noite estava muito ruim”, afirma Edilaine de Cerqueira Leite Malaquias, moradora do bairro Bonsucesso. Recentemente Edilaine, que é vigia, prestou serviço a um banco que manteve unidade móvel na praça, e relata que a situação à noite era preocupante. “Agora vai melhorar”, comenta.

Com a nova iluminação, o Jardim Público está de cara nova. A mais tradicional praça de Rio Claro foi revitalizada pela prefeitura e desde a noite de sexta-feira (6) está iluminada com lâmpadas de led, ficando mais acolhedora e bonita. Ao entregar as melhorias, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, enalteceu a população rio-clarense que tem no Jardim um dos seus mais importantes patrimônios. “Mais que resgatar uma referência histórica e urbana da cidade, estamos devolvendo esse maravilhoso espaço à comunidade e dando outro passo em nossos esforços para que as áreas públicas sejam frequentadas pelas famílias, de forma ordeira e segura”, destacou Juninho.

Publicidade

O evento de sexta-feira, que contou com presença musical da cantora Suelen Ka, consagrada nacionalmente no The Voice, celebrou outras intervenções da prefeitura na praça, que ganhou 15 novas lixeiras com mecanismo que facilita seu esvaziamento. Bancos e coreto receberam pintura e árvores foram podadas.

Para o comerciante Odair José Zamboni, que há anos mantém a Banca Central no Jardim Público, a nova iluminação chegou em boa hora. “Do jeito que estava não podia ficar”, afirma, destacando as melhorias feitas pela prefeitura. “A praça precisava disso, espero que a partir de agora pais e crianças voltem a passear na praça à noite”, acrescenta. Zamboni lembra que sua banca, que chegou a funcionar até as 22 horas, passou a fechar às 19h30 devido a falta de iluminação adequada na praça. “Quem sabe agora, com essas melhorias, possamos voltar a estender o horário de funcionamento”, comenta, afirmando que a intervenção no local é importante tanto no aspecto turístico quanto no da segurança.

Com as mudanças, o Jardim Público passa a ser a primeira praça pública de Rio Claro com iluminação de led, que é mais eficiente, econômica e durável. São 80 novos postes e 180 novas luminárias, em um serviço que inclui a troca de toda a fiação. O objetivo da prefeitura também é incrementar o local com mais atividades culturais noturnas. Além disso, 11 monumentos históricos e as árvores mais importantes receberam iluminação especial para torná-los mais atrativos ao público, valorizando ainda mais o patrimônio cultural e ambiental da cidade.

As obras foram feitas pela parceria da prefeitura com a empresa Rio Claro Empreendimentos Imobiliários. “Num tempo recorde e com muita determinação, porque a cidade merece”, disse o empresário Belmir Menegathi. De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, André Godoy, a revitalização do Jardim Público é mais uma demonstração de que o compromisso assumido com a população está acontecendo. “Este é um momento histórico para Rio Claro”, disse. Também estiverem presentes à entrega da nova iluminação do Jardim Público os vereadores Julinho Lopes, Adriano La Torre, Paulo Guedes, Hernani Leonhardt, Val Demarchi e Seron. O secretário de Governo, Ricardo Gobbi e Silva, destacou que o Jardim Público está na vida e na memória de milhares rio-clarenses. O secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, lembrou do ganho que a nova iluminação traz para a segurança pública.

O morador da Vila Alemã, Paulo Roberto Rocha, também aprova as mudanças no Jardim Público. “É bom para o município e para quem gosta de passear à noite”, comenta. Rocha passa frequentemente pela praça, especialmente de dia, e acredita que as mudanças vão deixar o local mais agradável no geral. “Mudanças positivas têm sempre nosso apoio”, finaliza.


Comentários: