Categorias

Símbolo da República, nova Árvore da Liberdade será plantada sábado

Novo exemplar é Foriginário da antiga, que completa 130 anos.

Um dos símbolos da República brasileira está em Rio Claro e fará 130 anos no próximo sábado (14). A Árvore da Liberdade será celebrada com plantio de novo exemplar, originário da antiga. O evento a partir das 9 horas será na Praça da Liberdade, em frente ao Fórum. “O resgate de tradições, símbolos e história de Rio Claro é trabalho que realizamos com muito carinho e orgulho, pois sabemos que olhar para o passado nos dá as referências necessárias para a construção de um futuro melhor”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destacando o importante papel de Rio Claro em um momento tão especial da história do País que foi a proclamação da República.

A Árvore da Liberdade original foi plantada no dia 14 de dezembro de 1889, um mês após o Brasil se tornar uma república. Foi o modo dos rio-clarenses festejarem o novo regime e destacarem o pioneirismo da cidade na campanha republicana, já que Rio Claro foi um dos primeiros municípios a se engajarem pelo fim da monarquia e implantação da República. Devido a sua idade avançada, a Árvore da Liberdade está sucumbindo ao tempo. “Mas a partir de sábado o clone que será plantado ao lado ajudará a estender seu significado pelas décadas vindouras”, frisa Juninho.

Publicidade

O plantio da nova Árvore da Liberdade será realizada poucos dias após o prefeito de Rio Claro anunciar a troca do telhado da antiga estação ferroviária, na Rua 1, onde está localizado o terminal de ônibus urbano. Também centenário, o prédio é tombado como patrimônio histórico terá mantidas suas características. Também recentemente a prefeitura entregou a nova iluminação do Jardim Público, outra importante referência urbana e histórica do município, assim como o museu Amador Bueno da Veiga, que ficou uma década fechado após ser quase totalmente destruído por um incêndio. Neste ano o atual governo finalizou a restauração e entregou o prédio à comunidade.


Comentários: