Categorias

Rio Claro é novamente contemplada em Programa de Aquisição de Alimentos

Valor de R$ 400 mil foi mantido pelo governo federal para 2020.

O município de Rio Claro foi contemplado pelo Ministério da Cidadania com a continuidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), programa de segurança alimentar e nutricional que consiste na compra de alimentos dos agricultores familiares para doação a entidades cadastradas.

O programa já é executado pelo município e para 2020 a continuidade está garantida pelo governo federal, inclusive com limite financeiro mantido. Serão destinados à Rio Claro R$ 400.000,00 para que a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social faça a aquisição dos alimentos que os agricultores pactuarão em chamada pública. Entre os alimentos adquiridos estão variedade de frutas, verduras, legumes, gêneros secos (arroz e feijão) e produtos de origem animal (mel e ovo).

Publicidade

O PAA tem dois grandes objetivos, que são manter o agricultor familiar no campo por meio da compra de alimentos por eles produzidos e garantir o direito humano à alimentação adequada, com a doação de alimentos saudáveis a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“A aquisição dos alimentos é feita pela prefeitura, o pagamento efetuado pelo governo federal diretamente ao agricultor e os alimentos são destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos centros de referência de assistência social (Cras), Banco de Alimentos ou por entidades cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social”, explica Érica Belomi, secretária de Desenvolvimento Social.

“Além desse trabalho operacional de compra e distribuição dos alimentos, o programa também desenvolve ações de educação alimentar e nutricional com as famílias e os agricultores, contribuindo para a melhoria dos hábitos alimentares da população”, informa Larissa Baungartner Zeminian, gerente de Segurança Alimentar e Nutricional.


Comentários: