Categorias

Daae inicia testes em interligação de adutora na região do Novo Wenzel

Após testes, será feita a limpeza da tubulação para, em breve, dar início ao abastecimento.

A prefeitura de Rio Claro, por meio do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), segue investindo em melhorias no abastecimento e fornecimento de água no município. Na quinta-feira (26) foi finalizada a interligação de adutora de 250 milímetros na alça de acesso da Rodovia SP-310, da Washington Luís, em trecho de aproximadamente 200 metros, no trevo dos bairros Novo Wenzel, Bom Retiro e Jardim Bonsucesso.

Com o término da obra serão realizados testes na nova tubulação. Nessa fase, a autarquia faz verificações na pressão da água que chega à interligação da adutora, para posteriormente realizar a desinfecção (limpeza) e, em breve, dar início ao abastecimento. Também será feita a recomposição da calçada da travessia do trecho.

Publicidade

Para viabilizar a interligação da adutora na rede do reservatório da Avenida Castelo Branco, com capacidade de 1 milhão de litros, a autarquia precisou realizar ações anteriores, como a construção de travessia subterrânea para a implantação da adutora em outros três trechos do trevo e proximidades, visando também causar o mínimo transtorno à população que transita naquele trecho.

“Essa é uma obra que há anos precisava ser feita e que agora vai levar benefícios os moradores daquela região. Essa ação representa aumento na vazão e pressão que vai melhorar consideravelmente a distribuição e o abastecimento de água nesses bairros”, afirma o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

Além dessa obra, Daae e prefeitura têm resolvido problemas antigos de falhas no abastecimento de água em bairros mais afastados. Com investimento de R$ 1,5 milhão, a autarquia implantou cerca de 1.800 metros de adutora de 300 milímetros de diâmetro em trecho das rodovias SP-127 e SP-310, que, após décadas de espera, levou água de qualidade ao distrito de Assistência.

Logo no início da atual gestão o governo municipal resolveu o problema de falta de água no Parque Flórida. Após 10 anos de espera, os moradores do bairro, localizado na divisa entre Rio Claro e Santa Gertrudes, puderam pedir a instalação de hidrômetros para receber água tratada. Para isso, foi instalada uma adutora que passou a abastecer aquela região, que conta com 400 imóveis.

Outro antigo problema de abastecimento de água foi resolvido no bairro Jardim Santa Maria, com a interligação da rede que abastece o bairro ao ramal principal que traz água da Estação de Tratamento de Água (ETA 1), melhorando a vazão e a pressão da água no bairro e região.

Em Ferraz também foi resolvido o problema de falta de água, quando o Daae identificou e sanou um enorme vazamento e, desde então, não há reclamações de falta d’água no distrito registradas na autarquia.

O Daae também finalizou o reparo nas paredes do reservatório do bairro Jardim Nova Rio Claro, localizado na Avenida 3 NR, esquina com a Rua 2 NR. O reservatório tem capacidade para 250 mil litros e o serviço foi feito para conter vazamentos que perduravam há anos.


Comentários: