Categorias

Em três anos, Rio Claro reduz homicídios em 55%

Dados do governo estadual apontam que em Rio Claro roubos caíram 61% e furtos 32%, entre 2016 a 2019.

Os índices de criminalidade tiveram acentuada queda em Rio Claro numa comparação dos números de 2016 e 2019. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública apontam avanços do município com a redução nos números de homicídios dolosos, furtos, roubos e furtos e roubos de veículos.

“Quando estabelecemos a segurança como uma de nossas prioridades de governo sabíamos que o desafio seria enorme, pois a criminalidade é um problema que atinge a maioria das cidades do país”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Mas com determinação, garra e compromisso com a comunidade, além de produtiva parceria com o governo estadual e o decisivo apoio da Câmara Municipal, conseguimos avanços e, embora ainda haja muito a conquistar, temos, sim, um município mais seguro do que aquele que encontramos quando assumimos a prefeitura”, continua Juninho, ressaltando que a Câmara tem apoiado as ações no setor de segurança.

Publicidade

Na comparação entre 2016, último ano da administração anterior, e 2019, a queda mais expressiva foi a de roubo de veículos, que diminuiu 62% no período. São 397 registros contra 147. Já os furtos de veículos caíram 47,8%, de 744 para 388. Somados os roubos e furtos de veículos a redução de 2016 (1.141) para 2019 (535) foi de 53%.

“Vale lembrar que em 2019 a prefeitura colocou em operação os Leitores Automáticos de Placas (LAP), dispositivos espalhados pela cidade que identificam veículos roubados ou furtados, criando uma ‘muralha eletrônica’ que dificulta a ação de criminosos”, lembra o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, recordando que muitas outras ações foram realizadas pela prefeitura a partir de 2017, como a criação das centrais de segurança integrada e o estreitamento da colaboração da Guarda Civil com a Polícia Militar.

Outra boa notícia é queda acentuada de homicídios dolosos em Rio Claro. Com relação a 2016 quando houve 29 homicídios a diminuição para 2019, com 13 casos, foi de 55%. Já os roubos caíram 61% na comparação entre o ano passado (512) e 2016 (1.320). Os registros de furtos também foram reduzidos, na ordem de 32%, e passaram de 2.535 em 2016 para 1.715 em 2019.

O prefeito Juninho da Padaria reforça que o município quer reduzir ainda mais esses números. “Estamos fazendo nossa parte, não apenas investindo em equipamentos e veículos para nossa Guarda Municipal, como também articulando melhorias para o município nesse setor”, afirma.

Entre as ações do município para colaborar com o governo do estado, que é responsável pela Segurança Pública, está a doação de área de 5.300 metros quadrados no Jardim Claret, para que a administração estadual construa nova sede do 37º Batalhão da Polícia Militar do Interior. No início do mês passado o prefeito entregou ao governador João Dória documento reforçando a necessidade para o município da nova sede do batalhão.


Comentários: