Categorias

Rio Claro amplia quantidade de cães e gatos castrados

Números de 2019 poderiam ter sido ainda maiores se todos os que agendaram tivessem levado seu animal.

A prefeitura de Rio Claro fechou 2019 com 4.179 procedimentos gratuitos de castração realizados em cães e gatos. O número é superior ao do ano passado, quando foram realizadas 4.048 cirurgias.

Balanço da Secretaria Municipal de Saúde divulgado nesta semana aponta que, entre os cães, foram castrados neste ano 707 machos e 1.419 fêmeas. O número de gatas, 1.138, também superou o de gatos operados – 918. Em todas as faixas os números de 2019 são maiores que os de 2018, quando passaram pela cirurgia 592 cães, 1.393 cadelas, 873 gatos e 1.120 gatas.

Publicidade

A Secretária Municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer, explica que, mesmo com aumento em relação ao ano passado, o número de animais castrados neste ano poderia ter sido maior. Isso porque foram feitos no total 4.939 agendamentos. “Apesar da gratuidade e facilidade do serviço oferecido, 760 donos que marcaram a cirurgia não levaram seus animais para a castração”, informa. “É uma atitude que prejudica o andamento dos trabalhos, dificulta a organização e atrapalha também outros donos que poderiam ter os animais atendidos no dia e horário dos faltosos, por isso pedimos que as pessoas façam o máximo possível para levar seus cães e gatos na data e hora combinados”, salienta.

A castração gratuita de cães e gatos é realizada por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses. O serviço contribui para a diminuição de animais abandonados pelo fato de grande parte deles resultarem da falta de controle e planejamento dos donos em relação a seus animais de estimação. A boa saúde dos animais e a diminuição de abandonos têm reflexos positivos também na redução de acidentes por mordeduras e transmissão de diversas doenças.

O programa da prefeitura prioriza os animais das famílias de baixa renda, mas toda a população pode agendar a castração de seu cão e gato. Para mais informações, basta ligar para 3535-4441 ou 3533-7155. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas.


Comentários: