Categorias

Saiba quais são os legumes típicos desta época do ano


Berinjela, pepino e pimentão estão entre as opções mais facilmente encontradas

Apostar nos legumes da estação é uma pedida para quem quer qualidade e bons preços. Consumir os alimentos da época é bastante benéfico já que são produzidos de forma natural, sendo mais frescos, saborosos e com um preço em conta. Além de trazerem inúmeros benefícios à saúde.

Para facilitar a vida de quem busca uma alimentação natural e saudável, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), apresenta uma lista dos legumes que estão na época. Abaixo, veja também um infográfico que traz outras sugestões de legumes, além de verduras e frutas típicas do verão.

Publicidade

Berinjela
A berinjela é hipocalórica, contendo apenas 20 calorias em 100 gramas do alimento. Além disso, é rica em antocianina, (um antioxidante que age na prevenção de câncer e doenças cardíacas), e em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, evitando a constipação.

Beterraba
contém cálcio e fósforo, minerais importantes que auxiliam na manutenção de ossos e dentes. Também possui Vitamina C, que é uma importante aliada na manutenção do sistema imunológico.

Pepino
Rico em nutrientes, como vitaminas A, B1, B2, C, potássio, magnésio e silício. É composto por grande parte de água, sendo um poderoso diurético natural e também digestivo devido às suas fibras. Auxilia no combate a problemas de pele, assim como do diabetes.

Pimentão
Além de suas propriedades nutricionais como as vitaminas A e C, que são antioxidantes e minerais como cálcio, fósforo e ferro, o pimentão é amplamente consumido por seu sabor picante que se dá por uma substância chamada de capsaicina que é um anticoagulante natural, auxiliando no controle da pressão sanguínea além de ajudar na redução do colesterol.


Comentários: