Categorias

Patrulha amplia segurança em área rural

Mais de 400 quilômetros recebem patrulhamento.

Para ampliar a sensação de segurança de quem reside ou trabalha na área rural, a Guarda Civil Municipal de Rio Claro realiza patrulhamento nas estradas rurais do município. Duas equipes atuam diretamente neste trabalho, em patrulhamento que compreende 400 quilômetros de área rural.

“A segurança tem sido uma das prioridades da administração e a reativação da Patrulha Rural foi uma das primeiras medidas que adotamos, entendendo a necessidade da comunidade rural de ter o policiamento mais próximo”, observa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.  

Publicidade

A Patrulha Rural foi reativada em 2017 e de lá para cá o trabalho vem dando resultado. “O patrulhamento inibe a criminalidade, ampliando a segurança de quem está na área rural, além de aproximar a comunidade do policiamento”, observa Marco Antonio Bellagamba, secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. Para quem vive na área rural esse é um reforço importante. “O trabalho tem sido motivo de elogios por parte da comunidade”, observa Bellagamba.

O deslocamento das equipes é feito com base no índice de criminalidade registrado em cada local. Furtos de gado e de máquinas, por exemplo, são crimes que podem ser evitados pela presença de patrulhamento. “Rotineiramente são duas equipes atuando no patrulhamento e, em casos de operações específicas, mais viaturas são destinadas à área rural”, comenta Luís Fernando Godoy, comandante da Guarda Municipal.

O sistema de trabalho consiste em abordagem, conversa com a comunidade, orientações, disponibilização dos serviços da Guarda Civil Municipal, dentre outros itens considerados de interesse da população. Qualquer denúncia ou solicitação de informação pode ser feita diretamente com os GCMs integrantes da patrulha ou pelo 153.

Desde que foi reativada, a Patrulha ganhou novos veículos para otimizar o trabalho e facilitar o deslocamento das equipes. A GCM também ampliou o sistema de comunicação na área rural para melhorar a comunicação entre as viaturas em ronda na zona rural e a sede da corporação.


Comentários: