Categorias

Polícia Federal deflagra operação Epagoge e cumpre 22 mandados em três Estados

Na manhã de hoje (30) a Polícia Federal (PF) em cooperação com o Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria Geral da União (CGU) desencadeou a Operação *Epagoge para desarticular organização criminosa suspeita de fraudar licitações.
Cerca de 75 policiais federais e 6 auditores da CGU cumprem 22 mandados de busca e apreensão nas cidades de Curitiba (PR), Piraquara (PR), Guaratuba (PR), Balneário Camboriú (SC) e São Paulo (SP).

A investigação teve início em 2015 a partir da suspeita de que empresas de um mesmo grupo estariam atuando mediante ajuste, prejudicando a concorrência em licitações promovidas pelo Poder Público, principalmente para a compra de eletrônicos.

No inquérito policial identificou-se que algumas das pessoas jurídicas funcionavam no mesmo endereço e pertenciam aos mesmos proprietários, a indicar que empresas fictícias atuavam candidatando-se simultaneamente no mesmo certame, a fim de viabilizar que uma delas se sagrasse vencedora, com possibilidade de manipular os preços.

Segundo dados da CGU, entre 2010 e 2019, as empresas participantes do grupo firmaram contratos com o Poder Público em valores que ultrapassaram 60 milhões de reais.
*Epagoge – em grego é indução. Induzir o pensamento de alguém.


Comentários: