Categorias

Equipe de alunos do Colégio Koelle é campeã na etapa estadual de robótica

A equipe de robótica Koelle Pandas participou e brilhou na etapa estadual da First Lego League, que aconteceu em Indaiatuba, nos dias 7 e 8 de fevereiro. O torneio reuniu 32 equipes de escolas privadas e públicas de todo o Estado de São Paulo.

Os alunos da equipe obtiveram a premiação Champion’s Award – 1º lugar, incluindo a 1ª colocação na categoria “Desafio do Robô”. Sergio Barbosa, treinador dos Pandas, foi premiado como o melhor técnico do torneio. Com o resultado, os Pandas garantiram vaga na etapa nacional, que será disputada em São Paulo (capital), no mês de março.

Além do desafio do robô, as equipes devem apresentar um projeto de pesquisa. O tema da temporada 2020, City Shaper, desafia os estudantes a melhorar a vida e construir cidades que cada vez mais atendam às necessidades da população.

Publicidade

Os alunos do Koelle desenvolveram um aplicativo, chamado SIGMAP, que tem como objetivo estimular as pessoas a frequentar mais os espaços públicos, tornando-os mais seguros, segundo a teoria da urbanista Jane Jacobs. Ele contém uma aba de pesquisa, onde as pessoas podem pesquisar o que desejam fazer no dia, clicando no local para onde desejam ir. O App traz algumas informações sobre o local e, para estimulá-las a frequentar esses espaços, de acordo com o tempo que elas passam no local, é fornecida uma certa quantia de moedas virtuais, que podem ser trocadas por descontos em restaurantes de Rio Claro.

POR QUE SIGMAP?

Sigma é uma letra grega que significa soma. O objetivo do aplicativo é somar pessoas em um mesmo espaço. A letra “P” foi adicionada juntamente à letra Sigma para formar a palavra “map”, que, traduzindo para o português, significa “mapa”, como referência ao mapa presente no App.

Parabéns aos alunos Henrique Zanão, Naomi Shimizu, João Guilherme Zeni, Marina Garcia, João Paulo Jacomini, Murilo de Carvalho, José Victor Cagini, Caio Gasbarro e Giulia Matteoni, orientados pelos técnicos Sergio Barbosa e Paula Rodrigues (ex-aluna), e pelo mentor mirim e ex-aluno, Leonardo Vilalobos.


Comentários: