Categorias

Período de chuvas pede cuidados da população de Rio Claro


Tempo chuvoso também dificulta realização de serviços de manutenção.

As chuvas de verão trazem riscos que podem ser reduzidos com cuidados da comunidade. A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário reforça orientações que ajudam a evitar problemas maiores em situações de risco relacionadas ao clima. “As chuvas mais fortes podem gerar transtornos como galhos ou árvores que caem, ruas alagadas e outros”, comenta o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo. “Algumas ações simples são essenciais para evitar contratempos”, acrescenta.

O período de chuvas também dificulta a realização de vários serviços de manutenção da cidade. O tapa-buracos é especialmente prejudicado com as chuvas, pois além do aumento dos buracos, principalmente nos trechos onde a pavimentação é antiga, o serviço fica mais difícil de ser realizado com qualidade em solo úmido. O serviço de corte de mato também fica lento.

Publicidade

Orientações

Uma das principais dicas à comunidade é evitar contato com a água de enchentes ou alagamentos. O risco de a água estar contaminada é alto, o que pode provocar doenças. A Defesa Civil também orienta para que se mantenha produtos de limpeza e alimentos fora do alcance das águas. Se houver contato, pode haver contaminação, portanto esse material deve ser descartado. Também é importante beber somente água filtrada ou fervida.

Não se deve transitar em vias alagadas, mas, se for o caso, é recomendável que a pessoa esteja calçada. Por questão de segurança, é importante andar utilizando apoio de muros e paredes. Durante as chuvas não se deve buscar abrigo sob árvores, pelo risco de raios e de quedas de galhos ou da própria árvore.

As pessoas que forem limpar locais atingidos por água e lama devem usar botas e luvas. Não se deve nunca reaproveitar a água das enchentes. É essencial manter equipamentos elétricos longe da água e não encostar nesses equipamentos se estiverem molhados.

O descarte correto de materiais também ajuda. Lixo jogado em terrenos e vias públicas entope galerias e bocas de lobo, prejudicando o sistema de escoamento de águas das chuvas, agravando problemas de inundações.

O departamento municipal de Defesa Civil mantém um serviço de emergência 24 horas, todos os dias da semana. Os contatos podem ser feitos pela linha telefônica 199.


Comentários:


Outras notícias