Categorias

Aula inaugural de curso terá presença do coordenador estadual da Defesa Civil

Prefeitura de Rio Claro realiza pelo quarto ano o ciclo de atualização técnica da Defesa Civil e cidades da região vão participar.

Começa próxima quarta-feira (4) em Rio Claro a edição 2020 do ciclo de atualização técnica de Defesa Civil. Organizado pela prefeitura, o curso tem abertura programada para  as 9h30, no anfiteatro do Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro (Avenida Santo Antonio Maria, 1724, Jardim Claret). A aula inaugural terá palestras do chefe da Casa Militar de São Paulo e coordenador da Defesa Civil do estado, coronel Walter Nyakas Júnior, e do coordenador regional da Defesa Civil da região de Campinas, Sidney Furtado Fernandes.

“A presença dessas duas importantes autoridades em Rio Claro mostra o alto nível do ciclo de atualização que teve início em nossa administração e que vem, desde 2017, sendo realizado anualmente”, comenta o prefeito João Teixeira Junior.

Publicidade

O coronel Nyakas Júnior falará sobre a importância das defesas civis para os municípios e Furtado fará explanação a respeito de cidades resilientes, que são aquelas preparadas para prevenir e, se não for possível evitar, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de desastres. Após as duas apresentações, o evento será aberto para perguntas da plateia e dos órgãos de imprensa.

O curso é voltado aos que trabalham direta ou indiretamente na área de defesa civil de Rio Claro e também da região. Cidades como Americana, Pirassununga e Cordeirópolis terão representantes no ciclo de atualização técnica. “Rio Claro é referência em várias ações no setor e ficamos muito satisfeitos de compartilhar conhecimento e experiências que podem fazer a diferença em situações envolvendo riscos à população”, destaca o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, coronal Marco Antonio Bellagamba.

O curso seguirá ao longo do mês de março, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 12h30. Serão 70 horas/aula, com certificado concedido ao final das atividades. As aulas teóricas serão realizadas na sede da Defesa Civil de Rio Claro e haverá aulas práticas em ambientes externos. O conteúdo programático será desenvolvido por integrantes da Defesa Civil de Rio Claro, Instituto de Pesquisa Tecnológica, Corpo de Bombeiros, Fundação Municipal de Saúde, de setores da prefeitura como Agricultura e Meio Ambiente e outros.

“O principal objetivo é aprimorar conhecimentos para o desenvolvimento de ações de Defesa Civil com base na segurança jurídica, técnica e operacional de seus agentes, visando a melhoria constante do atendimento à população”, esclarece o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo.

Entre os temas que serão abordados estão o Plano Preventivo de Defesa Civil, pronto socorrismo, técnicas de resgate de vítimas em áreas alagadas, segurança em edificações, prevenção a risco de deslizamentos e combate a incêndios florestais. A atividade final do curso será um simulado de ação contra o fogo em florestas.

A iniciativa conta com parceria da unidade de Rio Claro do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia e tem reconhecimento do Ministério da Educação. Haverá certificado para quem cumprir a exigência mínima de presença nas aulas.


Comentários: