Categorias

Sábado tem mutirão contra dengue no Parque São Jorge e Jardim São João

Agentes irão vistoriar as residências e orientar a comunidade.

Rio Claro realiza ação contra a dengue neste sábado (29) nos bairros Parque São Jorge e Jardim São João. Agentes da Secretaria de Saúde do Município irão percorrer os bairros recolhendo materiais que podem servir de possíveis criadouros do Aedes aegypti e orientando a comunidade sobre a importância das medidas preventivas. O mutirão será realizado das 8 às 13 horas, se não chover.

O Aedes aegypti se reproduz em água parada e muitos recipientes têm sido encontrados nas residências. O mosquito também transmite chikungunya, zika vírus e febre amarela, por isso é necessário que os moradores façam o descarte correto de materiais, pois lixo e sujeira acumulam água. Boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica na sexta-feira (28) aponta 128 casos de dengue registrados em Rio Claro neste ano.

Publicidade

O mais recente índice de densidade larvária do município, que chegou a 1.9, coloca Rio Claro em estado de alerta com relação ao Aedes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro de imóveis habitados.

“Além de mutirões e vistorias casa a casa, o trabalho realizado inclui ações de conscientização da comunidade”, observa Diego Reis, gerente do Centro de Controle de Zoonoses.

No sábado passado (22) equipe do CCZ esteve na sede da Guarda Mirim de Rio Claro. Funcionários da instituição e cerca de 340 jovens participaram de palestra em que foram orientados sobre a importância do descarte correto de materiais. Além da dengue, outras zoonoses podem ter a situação agravada pelo descarte incorreto de lixo.


Comentários: