Categorias

Canil municipal realiza evento de adoção de cães e gatos no sábado


Atividade será das 9 às 14 horas na praça da Igreja São Benedito.

A prefeitura de Rio Claro realiza sábado (7) mais um evento de adoção de cães e gatos. Os interessados em adotar um animal de estimação podem comparecer à praça da Igreja São Benedito, na Rua 9 entre as avenidas 13 e 15, das 9 às 14 horas.

Onze cães adultos, seis fêmeas e cinco machos, serão colocados para adoção, todos vacinados, vermifugados e castrados. Com o nome “Adote um Amor”, o evento também terá gatos filhotes à espera de uma nova família. A iniciativa é do canil municipal, vinculado ao departamento de Proteção Animal da Secretaria do Meio Ambiente.

Publicidade

“Os animais no canil recebem todos os cuidados e  precisam de uma família. Essa é mais uma grande oportunidade para os moradores de Rio Claro e região adotarem esses animais”, comenta o secretário da pasta, Ricardo José Lemes, o Ricardo Campeão.

Os interessados devem comparecer munidos de documento pessoal e comprovante de endereço para entrevista. Os procedimentos incluem visita da equipe do DPA à casa do possível adotante para confirmar que o animal estará em boas condições em seu novo lar.

“As vistorias são determinantes para que as adoções sejam efetivadas e só são realizadas com a apresentação desses documentos”, destaca Giselle Pfeifer, diretora do departamento de Proteção Animal.

Um dos principais motivos para que a adoção seja bem-sucedida é o conhecimento sobre a posse responsável. Por isso, o evento prioriza difundir o conceito, com orientações aos presentes.

“A adoção é um ato de amor, que transforma positivamente tanto a vida do animal como a do adotante, e precisa de responsabilidade e planejamento porque esses animais foram resgatados de maus tratos ou de abandono e não podem sofrer de novo”, acrescenta Giselle Pfeifer.

O evento também vai contar com outras atrações organizadas por grupos de proteção animal e oito Ongs. Haverá barracas com vendas de comidas, feira de livros e brechó, visando angariar fundos para a atuação de proteção e resgate de cães e gatos na cidade.

Canil municipal

Outros animais estão à espera de um lar no canil municipal de Rio Claro, que abriga cerca de 200 cães e gatos, filhotes e adultos. Também há cavalos para adoção em área mantida pela prefeitura ao lado do canil. Os cães e gatos adultos são castrados e todos os animais são vacinados e vermifugados.

Localizado na Avenida das Indústrias, sem número, no Distrito Industrial, o canil municipal abre de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 12 horas. Nos demais horários, as visitas são feitas somente mediante agendamento pelo telefone 3532-4115, cujo atendimento é em horário comercial. Os animais podem ser vistos pela internet, na página www.facebook.com/canilrioclaro e no perfil @metiradasgrades, no Instagram.

A prefeitura de Rio Claro oferece ainda castração gratuita de cães e gato no Centro de Controle de Zoonoses, com agendamento pelos telefones 3535-4441 ou 3533-7155. Mais informações sobre adoção podem ser obtidas no telefone3532-4115.


Comentários: