Categorias

Uso correto dos ecopontos ajuda a manter a cidade de Rio Claro limpa

Com a construção de mais duas unidades, em breve o município terá oito ecopontos.

Com dois novos ecopontos em fase de implantação, a prefeitura de Rio Claro amplia as opções de descarte correto de materiais para a população. O município, que já conta com seis ecopontos dos quais a prefeitura retira mensalmente cerca de mil caçambas de lixo e entulho, está ganhando novas unidades em Ajapi e Assistência.

Localizados nos bairros São Miguel, Inocoop/Guanabara, Jardim Figueira, Jardim das Palmeiras, Cervezão e Jardim São Paulo, os ecopontos recebem quase todo o tipo de material. Só não pode descartar nos ecopontos lixo orgânico e hospitalar, que contam com procedimentos próprios de descarte. Para os ecopontos podem ser levados até 1 m³ por dia de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Há caçambas distintas para cada tipo de resíduo. Abertos todos os dias da semana, os horários de funcionamento são de segunda à sexta, das 8 às 20 horas, aos sábados, das 8 às 17 horas e aos domingos e feriados, das 8 horas ao meio-dia.

Publicidade

“Vale a pena reforçar que a prefeitura oferece outros serviços, como coleta de lixo domiciliar em todos os bairros três vezes por semana, caminhão cata bagulho que passa mensalmente nos bairros, recolhendo porta a porta móveis velhos e materiais inservíveis; e coleta seletiva”, enumera o secretário municipal do meio Ambiente, José Ricardo Lemes, o Ricardo Campeão.

Novos ecopontos

Na sexta-feira (6) a prefeitura começou a construção de um ecoponto no distrito de Ajapi, no quilômetro 16 da estrada até Ferraz, logo após o posto de combustíveis. O investimento é de aproximadamente R$ 100 mil. Nessa segunda-feira (9) o município começou a construir ecoponto no distrito de Assistência, em área na Avenida 1-A com a Rua 3-A, loteamento São José, em investimento de cerca de R$ 70 mil.

A construção desses ecopontos está sendo realizada em conjunto pelas secretarias de Meio Ambiente, Obras e Agricultura e atendem antiga reivindicação da comunidade.


Comentários: