Categorias

Transporte coletivo irá operar com 30% da frota a partir desta sexta-feira em Rio Claro

O número de passageiros nos ônibus teve uma redução superior a 80%.

O serviço de transporte público coletivo em Rio Claro vai operar com 30% da frota de veículos a partir desta sexta-feira (27), medida acordada entre a prefeitura e a empresa Rápido São Paulo, responsável pelo transporte coletivo no município. Desde a semana passada o número de ônibus em circulação já tinha sido reduzido em 50% como medida de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

Com o comércio fechado e muitos trabalhadores em home office, a demanda pelo serviço caiu drasticamente e os coletivos passaram a circular com número cada vez menor de passageiros. A média diária de passageiros nos ônibus foi reduzida em mais de 80%. Era de 13.480 e caiu para 2.100 na terça-feira (24) quando entrou em vigor a portaria municipal que determinou o fechamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais.

Publicidade

Dessa forma está sendo feita nova redução na frota. “Fizemos uma adequação dos coletivos de acordo com o fluxo de pessoas registrado nos últimos dias”, explica o diretor municipal de Mobilidade Urbana, Adilson Marques. “Algumas linhas, com maior demanda de passageiros, foram mantidas sozinhas e outras foram aglutinadas para melhor aproveitamento dos coletivos sem deixar de atender os usuários”, acrescenta Marques.

O transporte coletivo irá funcionar com 17 linhas de ônibus, das 27 linhas existentes. Horários e itinerários podem ter sofrido alteração, por isso os usuários devem se informar sobre as mudanças nas linhas antes de sair de casa ou do trabalho. Informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Usuário da concessionária pelo telefone (19) 3533-3313 ou pessoalmente na Rua 1, entre as avenidas 1 e 2, em frente ao terminal de ônibus na antiga estação ferroviária, e também nas subprefeituras de Ajapi, Ferraz, Cervezão, Batovi e Assistência.


Comentários: